Monsanto apresenta estudo inédito sobre economia de carbono
Apresentar as pesquisas em desenvolvimento e tecnologias disponíveis para as principais cadeias produtivas desenvolvidas nas regiões de Avaré, Itapetininga, Itapeva. Registro e Sorocaba é o objetivo do Encontro Regional “Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável – Juventude Rural”, que reúne pesquisadores, extensionistas, produtores rurais e representantes de conselhos regionais e municipais. O evento acontece no próximo dia 12 de agosto, no auditório da APTA – Polo Sudoeste Paulista, em Capão Bonito e contará com a presença da secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônica Bergamaschi, do coordenador da CATI, José Luiz Fontes e do coordenador da APTA, Orlando Castro.
Segundo os organizadores, esse encontro tem como objetivo atender as diretrizes priorizadas pelos Planos Municipais e Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável, além de promover o intercâmbio entre conselheiros, extensionistas e pesquisadores.
O coordenador da CATI, José Luiz Fontes, destaca que para promover o desenvolvimento rural de maneira sustentável e eficiente é necessário estreitar o trabalho conjunto da pesquisa e da extensão rural. “O ideal é que pesquisadores se aproximem dos agricultores, estudando assuntos que têm impacto direto no dia a dia das cadeias produtivas, disponibilizando treinamentos para produtores e técnicos. Já o extensionistas, papel diretamente ligado à CATI, tem a função de divulgar e transferir as tecnologias geradas, dentro das necessidades das cadeias produtivas priorizadas, além de informar as políticas públicas adequadas para promover a geração de renda aos produtores inseridos nessas cadeias”.
Durante o Encontro, no período da manhã, após a abertura solene com a presença das autoridades, haverá uma palestra sobre os jovens no meio Rural. No período da tarde, os representantes dos agricultores, pesquisadores e extensionistas se dividem em grupos de trabalho para discutir propostas de programas e projetos de pesquisa para atender as cadeias produtivas, seja no planejamento local ou regional. No final será elaborado um documento, com o resultado das discussões e o planejamento para execução dos projetos.
O Encontro Regional, que reúne cinco regionais da CATI e dois polos regionais e um centro de estudos estratégicos da APTA, é realizado em parceria pelas duas instituições, com apoio da CODEAGRO e da FUNDAG. São esperadas cerca de 180 pessoas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura