Mascot se destaca no mercado dos tomates “Grape” e conquista produtores rurais

10.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Rodrigo Tomba

A Topseed Premium deu início no ano passado ao trabalho de divulgação e comercialização de uma variedade inovadora no mercado brasileiro. Trata-se do tomate Grape Mascot, que conquistou as prateleiras de varejões e supermercados em todo país.

O produto se destaca por seus frutos de coloração vermelho intenso, alto brix, frutos adocicados, uniformes e firmes (menos água) e formato que valoriza a decoração de pratos e saladas. Possui elevada produtividade e resistência a Fol, TMV e Vd.

Aos poucos o material foi introduzido nas propriedades como uma cultivar que garante alta produtividade e frutos com qualidade. Foram essas vantagens que levaram o produtor Daniel Augusto Alves de Andrade a testar o produto em sua propriedade, na cidade de Planaltina (DF).

Há cerca de um ano, Daniel conheceu o Mascot por meio de informações passadas pela Cootaquara-Cooperativa Agrícola, da região de Planaltina. Depois de conhecer o material o produtor visitou a Estação Experimental da Agristar, em Santo Antônio de Posse (SP), onde manteve contato com a equipe técnica da empresa e rodou por algumas propriedades que já produziam o Mascot na região de Campinas (SP).

“Nessas visitas pude comprovar os resultados do tomate Mascot a campo e me interessei ainda mais pelo produto. O nicho de mercado que o Mascot faz parte registra um crescimento de aproximadamente 30% ao ano, e o material se enquadra perfeitamente nos critérios e exigências dos consumidores finais”, explica Daniel.

O produtor passou a plantar o Mascot em sua propriedade e conquistou bons resultados. Segundo Daniel, a produtividade do Mascot alcança a média de 9,5 kg por planta, com frutos de tamanho uniforme e ponto de brix nove, ideal para a comercialização. “Já trabalhei com outros materiais, e considero o Mascot uma cultivar superior, em nível de robustez e vigor. A planta se mostrou mais resistente a fatores adversos”, afirma o produtor.

Atualmente o produtor possui em sua área cerca de 40 estufas com aproximadamente mil plantas. “Percebemos que o cultivo do Mascot alcança melhores resultados quando feito em estufas, onde o potencial da planta é melhor explorado, como sabor, produtividade e longevidade de colheita”, ressalta Daniel.

O produtor passou a utilizar em sua propriedade técnicas integradas (orgânicas e convencionais) na adubação de base e na fertilidade. “Utilizo adubos que não possuam sal e de fonte mais pura de matéria-prima, além de adubo foliar conforme a necessidade para a estrutura da planta e o sabor do fruto”, explica o produtor.

Essas técnicas utilizadas por Daniel têm rendido bons resultados ao produtor. O tomateiro está respondendo muito bem ao manejo, aumentando consequentemente a florada, o brix e ajudando na pós-colheita. Além disso, a poda é feita até duas vezes por semana. “Procuramos deixar a haste principal, bifurca com duas guias principais, retirando os outros brotos. Dessa forma, a planta fica mais vigorosa, pois não divide as forças das guias principais com os brotos ladrões”, destaca Daniel.

Os resultados obtidos pelo agricultor foram tão satisfatórios, que aos poucos o Mascot se tornou o produto principal de sua propriedade, com investimentos e melhorias na produção do material.

“No começo pensei em trabalhar com poucas estufas, como um complemento de produção. Hoje o Mascot é a única cultura da propriedade, por isso demos início a um sistema de integração com outros produtores, que já demonstraram interesse no produto. Temos a certeza que o produto vai nos render bons resultados e apostamos no Mascot pela qualidade e boa aceitação dos consumidores”, finaliza Daniel.

Adriano Kirihara/Attuale Comunicação

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