Paraná registra desafios nas colheitas de mandioca, cana e trigo
Boletim do Deral revela os impactos das condições climáticas nas lavouras
O tradicional Encontro de Viveiristas, promovido pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), terá mais uma edição, que será realizada no dia 24 de outubro, na cidade de Piracicaba (SP), em parceria com a Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrúti do Estado de São Paulo (Aphortesp) e o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort).
O evento, que agora está em sua 21ª edição, se consolidou como um dos principais fóruns de discussão e aprendizado para profissionais da cadeia produtiva do setor. Este é o resultado de um forte trabalho de capacitação profissional que a ABCSEM vem realizando ao longo dos últimos anos, sobretudo, cumprindo um dos seus grandes propósitos, que é o de fomentar e difundir o conhecimento para toda a cadeia de hortaliças, flores e ornamentais.
A produção de mudas de qualidade é de extrema importância para o desenvolvimento de uma horticultura mais robusta e economicamente sustentável. Por isso, é fundamental que os viveiros estejam cada vez mais profissionalizados e os viveiristas busquem estar em sintonia com as novidades e demandas do mercado, buscando constante atualização e aprimoramento do conhecimento.
A programação do encontro está focada em dois principais pilares: gestão e tecnologia, e contemplará uma programação completa, com uma abordagem teórica associada à prática.
No período da manhã, haverá um ciclo de palestras sobre as principais tendências do setor, contemplando a gestão de processos necessária para obtenção de ótimos resultados na produção de mudas e a sustentabilidade do negócio; bem como os diferentes tipos de substratos e sua aplicação correta para a produção de mudas mais saudáveis e de elevado padrão de qualidade.
Já no período da tarde, haverá uma visita técnica ao Viveiro IBS Mudas, associado da ABCSEM, também localizado em Piracicaba (SP), que atua na produção de mudas de diversas culturas hortícolas. O objetivo é proporcionar aos participantes uma experiência prática, a partir da demonstração de tecnologia em produção de mudas de hortaliças em bandejas e enxertos. A visita será guiada por especialistas da empresa, que conduzirão o público presente em todas as etapas do processo de produção de mudas, explicando em detalhes as questões técnicas mais relevantes, além de esclarecerem dúvidas dos participantes.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura