Encontro de Defesa Agropecuária de GO será de 3 a 5 de junho

Primeira edição do evento reunirá profissionais da defesa agropecuária para discutir os desafios e os avanços do setor

20.03.2025 | 14:35 (UTC -3)
Fernando Dantas

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e parceiros vão promover, entre 3 e 5 de junho de 2025, no Centro de Convenções de Goiânia, a 1ª edição do Encontro de Defesa Agropecuária de Goiás (Endago). O foco é debater políticas públicas, avanços tecnológicos e metodologias inovadoras, capacitar profissionais em programas sanitários e de inspeção, fortalecer a interação entre produtores, técnicos e gestores para aprimorar o alcance e a eficácia das ações, além de divulgar dados e indicadores de desempenho da defesa agropecuária no Estado.

Com o tema ‘Desafios e perspectivas frente aos novos rumos’, o evento reunirá produtores, profissionais, gestores e parceiros estratégicos, promovendo debates, treinamentos e reflexões sobre os desafios e os avanços necessários para assegurar a sanidade animal e vegetal, a produção de alimento seguro e a sustentabilidade do agronegócio goiano.

Para alcançar esses objetivos, o Endago contará com uma programação diversificada, incluindo palestras e rodas de conversa em 12 eixos temáticos como gestão e planejamento, sustentabilidade, conectividade e tecnologia, certificação, educação sanitária e comunicação, agrotóxicos, inspeção de produtos de origem animal e vegetal, sanidade vegetal, raízes femininas, sanidade animal, diagnósticos laboratoriais e emergência sanitárias. Também serão desenvolvidos eventos simultâneos, como Fórum de Rastreabilidade e de Bioinsumos.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destaca que o Endago é um marco para o setor no Estado. “Goiás se destaca nacionalmente na defesa agropecuária e com o encontro, damos um passo importante na construção de um espaço próprio para debater nossas demandas regionais e promover soluções inovadoras. O evento reforça o compromisso do Estado com as sanidades animal e vegetal, garantindo a qualidade do alimento e do produto que chega para toda sociedade”, reforça.

A gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga, também ressalta a importância do encontro para a conscientização e a qualificação dos profissionais e produtores. “O Endago proporcionará um ambiente de aprendizado e troca de experiências, especialmente ao levar conhecimento necessário para que todos os elos da cadeia produtiva compreendam seu papel na manutenção da sanidade agropecuária”, afirma.

As inscrições estarão abertas em breve. Para mais informações, acompanhe as redes sociais e o site do encontro: @endago.goiania ou endago.org/endago.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025