Clima beneficia cultivo de café em São Paulo
A quinta edição do "Encontro Confinamento: Gestão, Técnica e Econômica" foi realizada nos dias 10, 11 e 12 de março, em Jaboticabal (SP). Estiveram presentes cerca de 200 pessoas.
O encontro reuniu profissionais altamente qualificados e preparados. Para se ter uma idéia do público, quase 40% dos produtores presentes possuem propriedade com mais de 5 mil hectares e 25% dos pecuaristas possuem um rebanho com mais de 10 mil cabeças. Entre os presentes, 46,5% realizam confinamento, totalizando 410 mil cabeças confinadas em 2009, o equivalente a 18,8% do total nacional.
Vários temas foram abordados durante o encontro. Destaque para as palestras sobre as expectativas para o confinamento e o mercado do boi gordo em 2010; a influência dos níveis de concentrado na dieta sobre os custos e resultados do confinamento; pressão ambiental x rastreabilidade x certificação ABRAS - qual a posição dos frigoríficos; desempenho de animais cruzados em confinamento; entre muitos outros.
Rafael Ribeiro, zootecnista e consultor da Scot Consultoria, ministrou uma palestra sobre mercado de grãos e insumos. "É imprescindível para o invernista acompanhar esse mercado, bem como os preços dos insumos em geral. Boas compras podem significar bons resultados, principalmente em uma atividade onde as margens são reduzidas", disse.
Segundo Rogério Coan, zootecnista e diretor da Coan Consultoria, mesmo em um ano de cautela para a pecuária, o público mostrou interesse e prestígio pelo evento, promovendo boas discussões sobre os temas abordados. "Ressaltei em minha palestra, por exemplo, os menores custos da arroba produzida em dietas com elevada participação de concentrados", comentou. Coan explica que, além dos benefícios para o sistema de confinamento, esse tipo de dieta diminui os problemas operacionais e permite o uso mais racional da mão-de-obra, equipamentos e instalações.
Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria, falou sobre o mercado e destacou os efeitos da crise financeira que resultou na concentração dos frigoríficos, em funçáo das fusões, aquisições e arrendamentos. Uma nova pecuária, ainda desconhecida.
Cristiane Turco, consultora da Scot Consultoria e membro da comissão organizadora do encontro, ressalta: "O evento é referência como um programa continuado de treinamento e troca de informações. A representatividade dos confinadores do país no Encontro Confinamento tem aumentado a cada edição. Desta vez, o público presente respondia por quase 20% do gado confinado no Brasil." E acrescenta: "Estamos muito satisfeitos com o resultado do evento."
Fonte: Scot Consultoria -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura