Empresa de soluções digitais OneSoil é a nova parceira do AgTech Garage

Objetivo é realizar conexões entre a OneSoil e outras empresas do mercado agro, difundindo tecnologias e serviços por subscrição, além de facilitar o contato direto com o produtor por meio de cooperativas que fazem parte desse ecossistema

11.05.2022 | 14:04 (UTC -3)
Cláudia Santos

A OneSoil, empresa de tecnologia no agronegócio, com sede em Zurique, é a mais nova parceira do AgTech Garage, principal hub de inovação do agronegócio na América Latina. Segundo o country manager da companhia no Brasil, o engenheiro agrícola Marcello Ramos, o objetivo é realizar conexões entre a OneSoil e outras empresas do mercado agro, difundindo tecnologias e serviços por subscrição. Além disso, facilitar o contato direto com o produtor por meio de cooperativas que fazem parte desse ecossistema.  

“Somos uma empresa de atuação global que decidiu investir na América Latina. Visualizamos o Brasil como um dos maiores potenciais de agronegócio no mundo. Planejamos nesse primeiro momento construir parcerias, com diferentes empresas do B2B, por meio da rede do AgTech Garage”, informa. A empresa utilizará as dependências do AgTech Garage, em Piracicaba (SP), no modelo coworking, participando de eventos regulares para apresentações de produtos e soluções à comunidade AgTech Garage, de desafios propostos por empresas residentes, além de buscar estabelecer parcerias com startups.

Marcello Ramos
Marcello Ramos

As áreas de atuação que mais interessam à OneSoil são as de agricultura de precisão, fornecedores de insumos químicos e de fertilizantes, indústria de máquinas de aplicação e cooperativas agrícolas. “Vamos levar conhecimento e agregar soluções que permitam atender desafios e demandas das empresas participantes do ecossistema da AgTech Garage”, explica Ramos.

"Estamos felizes com a entrada da OneSoil para a comunidade do AgTech Garage, uma startup reconhecida e premiada internacionalmente. Ela vem se juntar à nossa rede de mais de 100 ag&foodtechs membership e residentes, e mais de 70 grandes empresas parceiras, para tornarmos o agronegócio brasileiro mais competitivo, sustentável e inclusivo", afirma José Tomé, CEO e co-fundador do AgTech Garage.

José Tomé, CEO e co-fundador do AgTech Garage
José Tomé, CEO e co-fundador do AgTech Garage

Ferramentas de gestão, do plantio à colheita

Atualmente, utilizando imagens de satélites, a OneSoil disponibiliza ferramentas gratuitas de gestão de áreas agrícolas, desde as fases de plantio até a colheita de diferentes culturas. Os algoritmos de inteligência artificial da empresa permitem que os produtores façam avaliações, durante o monitoramento da safra, e tomem ações efetivas de manejo em suas lavouras, assim como têm a opção de comparar práticas de zonas de manejo, por exemplo, à necessidade de uso de taxa variável de determinados produtos ou insumos complementares. Além disso, a OneSoil fornece insights em escala global e dados de satélite aprimorados de campo e colheita para uma tomada de decisão mais precisa.

Aplicativos da One Soil e o Brasil

Com dois aplicativos gratuitos que calculam índices de vegetação e permitem o monitoramento remoto de lavouras, a OneSoil já alcançou um número significativo de usuários nesses dois anos de atuação no Brasil, atingindo 84 mil mil usuários e cobrindo uma área de 32% das terras (17,9 milhões de hectares), número esse que a empresa espera aumentar para 50% dentro de dois anos.

O aplicativo Web OneSoil facilita o monitoramento remoto de lavouras, a criação de mapas de aplicação de sementes e fertilizantes em taxa variável e a visualização de dados de campo. Os aplicativos móveis e da web oferecem detecção automática de limite de campo, monitoramento remoto de culturas, previsões do tempo e anotações e fotos durante a observação de culturas -- mesmo no modo offline, o que é útil no dia a dia do campo. Além dos recursos do aplicativo móvel, o aplicativo da web possibilita a criação de mapas de zonas de produtividade para semeadura de taxa variável e aplicação de fertilizantes, planejamento de rotação de culturas e visualização de dados de campo. Isso ajuda a melhorar o rendimento e diminuir o desperdício de insumos, por exemplo.

O NDVI, que é o índice utilizado pela OneSoil, mede a quantidade e a qualidade da vegetação em uma determinada área durante o estágio de crescimento das culturas. Por meio de cálculos realizados a partir de imagens de satélite, é possível avaliar a condição exata de uma plantação, o que é um grande auxílio aos produtores.

Os aplicativos OneSoil são executados por meio de imagens de satélite, algoritmos de aprendizado de máquinas e análises de Big Data. Além disso, a companhia fornece soluções analíticas e tecnológicas para grandes empresas agrícolas.

Como usar o recurso?

Para usar o recurso, basta baixar o aplicativo móvel OneSoil Scouting para iOS ou Android ou se registrar no aplicativo Web. Ambos são gratuitos.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro