Embrapa ensina sobre manejo de cachos em uvas sem sementes
Série de vídeos mostra como fazer manejo de cachos desde aplicação de ácido giberélico até desponte dos cachos e raleio das bagas
O mercado de controle biológico é crescente a cada safra no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), somente a produção de biodefensivos para controle de pragas e doenças agrícolas cresceu 77% em 2019 no país. Mas, não só a produção avançou, a demanda por parte dos produtores por alternativas complementares ao uso dos defensivos químicos também evoluiu. De acordo com a pesquisa da Spark Inteligência Estratégica, este mercado movimentou R$ 930 milhões na safra 2019/20 com aumento da área potencial tratada 23%, para 19,4 milhões de hectares, isso sem contar os inoculantes que cobrem mais de 80% da área plantada de soja no Brasil.
Para atender essa crescente demanda, a Biotrop, empresa que desenvolve soluções biológicas e naturais para a agricultura, iniciou o seu 1º Programa de estágio, o “bioestágio”. O projeto, inédito no Brasil, tem como objetivo preparar e capacitar no segmento profissionais recém-formados. Segundo Maina Pardini, Head de Gente & Gestão da Biotrop, a iniciativa surgiu a partir do momento em que a companhia viu a demanda no mercado crescendo, porém havia dificuldades de encontrar profissionais com experiência no segmento. “Justamente por haver poucas pessoas com conhecimento e experiência no manejo de lavouras com biológicos decidimos formar os nossos talentos”, diz.
O projeto foi ousado, as vagas foram publicadas em diversas universidades parceiras espalhadas pelo País, em diferentes cidades de Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Em apenas 10 dias, foram recebidas mais de 120 inscrições. “Montamos uma banca com os profissionais da Biotrop para ouvir e conhecer cada candidato. Eles tiveram a oportunidade de falar sobre suas vidas, o porquê da agronomia e a paixão por esse negócio e também destacar o motivo pelo qual queriam essa oportunidade de estágio. De 40 apresentações selecionamos 10 finalistas. Foi bem difícil a escolha, pois todos estavam muito bem preparados”, destaca Maina.
Os candidatos aprovados terão 5 meses consecutivos de treinamento para se prepararem. Nos primeiros 30 dias passaram por aulas teóricas, uma verdadeira imersão no mundo dos biológico. O objetivo dessa etapa foi conhecer as soluções ofertadas, a cultura da empresa, os valores e as políticas. Os treinamentos online tiveram duração de 8 horas diárias, com grande interação com a equipe da Biotrop. Essa etapa foi concluída com uma visita à fábrica. Essa primeira fase do programa de Bioestágio será encerrada no final de janeiro de 2021. Na atual etapa, os jovens profissionais estão a campo junto com o tutor, um dos representantes técnicos de vendas da Biotrop, selecionado pela maturidade profissional, experiências passadas e capacidade de influência para desenvolver os novos profissionais. Cada estagiário irá acompanhar os profissionais para aprender no campo como entender as demandas dos clientes, e assim oferecer as melhores soluções Biológicas e Naturais aos produtores.
De acordo com Carlos Alberto Baptista, Diretor Nacional de Vendas da Biotrop, os bioestagiários terão todas a oportunidades de seguirem carreira dentro da empresa, galgando posições de maiores desafios. “Estamos bastante satisfeitos com o nível e dedicação deles, a ideia é efetivar todos e assim seguirem carreira dentro da empresa”, diz.
O Diretor destaca ainda que, apesar de já ter experiência nesse tipo de recrutamento e seleção, ficou surpreso com o nível dos candidatos. “A qualificação e o perfil das pessoas que foram entrevistadas me surpreenderam, foi muito positivo e difícil definir quem seguiria no Bioestágio. Teremos futuros profissionais engajados e com maior conhecimento sobre o negócio de biológicos e naturais, podendo assim ajudar os produtores a obterem maior rentabilidade, com foco no pilar da sustentabilidade”, destaca.
Satisfeitos e positivamente surpresos com os resultados do primeiro recrutamento, a Biotrop já planeja, em julho de 2021, repetir a segunda edição do programa. “Não temos dúvidas que esse projeto já está incorporado à nossa estratégia para pessoas. A tendência é subir ainda mais a barra nas seleções do próximo ano e aumentar o número de vagas, e assim vamos ter profissionais cada vez mais preparados e que farão a diferença no mercado de biológicos e naturais”, finaliza Baptista.
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