Produtores de trigo atentos ao controle das manchas foliares nas lavouras
A Embrapa Pecuária Sul vai apresentar à diretoria da Embrapa e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento uma pré-proposta de projeto para a produção de vacina para tristeza parasitária.
A versão inicial do documento deverá ficar pronta em 30 dias. Durante a Expointer, o chefe geral da Unidade, Roberto Collares, o chefe adjunto de P&DI, Alexandre Varella, os pesquisadores Alfredo Pinheiro, Ana Sacco, Cláudia Gulias Gomes e Sérgio Gonzaga, e a analista Estefanía Damboriarena estiveram reunidos na Casa da Embrapa com Francisco Alves Branco, ex-pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, e Raul Kessler, ex-pesquisador da Embrapa Gado de Corte, onde a tecnologia da vacina foi originalmente desenvolvida. Os participantes avaliaram a viabilidade de desenvolvimento do projeto pela Embrapa Pecuária Sul, de modo a atender à demanda da região Sul e do Mercosul.
Durante a reunião, foram identificados aspectos a serem considerados na pré-proposta, como a situação atual da ocorrência da doença, a presença de métodos insuficientes de controle disponíveis e praticados na realidade da região Sul, os riscos inerentes ao processo de imunização, os requisitos fundamentais para a produção da vacina (estrutura física e de semoventes, pessoal e equipamentos), além da necessidade de capacitação dos profissionais para os processos de imunização dos rebanhos após a produção da vacina.
Fonte: Embrapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura