Embrapa vai apresentar tecnologias no evento Agrifutura

​Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa vão ser apresentadas na primeira edição do Agrifutura, que acontece na capital paulista nos dias 3 e 4 de março

28.02.2018 | 20:59 (UTC -3)
Graziella Galinari

Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa vão ser apresentadas na primeira edição do Agrifutura, que acontece na capital paulista nos dias 3 e 4 de março. O evento é promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e visa mostrar o que está sendo feito para modernizar a agricultura e aproximar o setor da inovação tecnológica. A expectativa dos organizadores é reunir, durante o final de semana, mais de cinco mil pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, investidores, indústrias, comerciantes, startups e desenvolvedores.

As unidades Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Meio Ambiente vão participar do evento, que será realizado na sede do Instituto Biológico (IB). A programação inclui a exposição de tecnologias desenvolvidas por empresas já consolidadas, mostra de startups, apresentação de resultados de pesquisa e a maratona Hackathon Agrifutura, em que 12 times de empreendedores vão criar soluções inovadoras para desafios relacionados a clima, doenças e pragas, comercialização e extensão rural.

O evento contará ainda com um fórum com palestras e apresentação de casos de sucesso que vão tratar da aplicação de tecnologias na produção de hortaliças, frutas, bovinos de corte e de leite, grãos, cana e café, entre outros, e também abrangerá temas transversais, como gestão empresarial, comercialização, mercado e novas tecnologias. A chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Sílvia Massruhá, será moderadora do painel sobre Internet das Coisas (Iot), no dia 4, que vai abordar questões ligadas a sistema de informações e conectividade no campo e terá a participação de especialistas do CPqD, da empresa John Deere e da Usina São Martinho.

Além da apresentação de tecnologias, quem visitar o estande da Embrapa no Agrifutura poderá participar também de uma experiência em realidade virtual e acompanhar um pouco do processo de produção do café. São três vídeos em tecnologia 360 graus produzidos pela Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO) e parceiros com o objetivo de promover a interação do público com a cultura do café - bebida mais consumida no mundo, depois da água, e uma das mais importantes commodities agrícolas. Os vídeos serão demonstrados com o uso de óculos de realidade virtual, a fim de proporcionar uma verdadeira imersão do espectador.  O Instituto Biológico, local em São Paulo onde acontece o Agrifutura, possui o maior cafezal instalado em área urbana do Brasil, ocupando uma área aproximada de 10 mil m², com cerca de 1,6 mil pés plantados das variedades Mundo Novo e Catuaí.

Exposição de inovações

A Embrapa Informática Agropecuária vai apresentar no Agrifutura aplicativos móveis e sistemas online de apoio ao planejamento e à tomada de decisão. O aplicativo Roda da Reprodução é um deles. Criado para facilitar o processo de gestão do rebanho leiteiro, a ferramenta exibe, em versão digital, o quadro físico usado no campo para acompanhar o ciclo de reprodução dos animais, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto. A ferramenta gratuita contempla vários recursos e funcionalidades que informatizam a gestão e contribuem para estratégias de manejo e aumento da produtividade.

Outra tecnologia é o Agritempo GIS, aplicativo com informações agrometeorológicas atualizadas diariamente, para todo o Brasil, com mapas de monitoramento e previsão para a agricultura. A partir do sistema de posicionamento global (GPS) do celular ou tablet, o Agritempo GIS identifica onde o usuário se encontra e fornece informações de forma rápida para apoiar a tomada de decisão por produtores, agentes de extensão, consultores agrícolas, agências de crédito e seguro rural.

O Códex, criado para apoiar a implementação do Código Florestal Brasileiro, também será demonstrado no estande da Embrapa. O aplicativo permite acesso via internet a vídeos informativos, sistemas de informação georreferenciada e softwares da Embrapa para a apoiar a adequação da paisagem rural à nova lei.

Entre os sistemas de suporte ao planejamento e à tomada de decisão que serão apresentados, está o WebAgritec, direcionado para apoiar extensionistas e agentes de desenvolvimento, atuantes nas culturas de soja, milho, arroz, feijão e trigo, nos processos de orientação técnica junto aos agricultores. A ferramenta já vem sendo utilizada pela Emater do Estado de Goiás e, neste ano, está sendo customizada para uso por técnicos da Emater de Minas Gerais.

O público presente no evento também poderá conhecer o sistema SATVeg (Sistema de Análise Temporal de Vegetação), com dados de imagens de satélites que permitem acompanhar o comportamento da vegetação ao longo do tempo, e o Sisla (Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental), criado para tornar mais ágeis e seguros os processos e os pedidos de licenciamento.

O AgroTag, um aplicativo móvel para coleta de dados em campo, será demonstrado durante o evento pela Embrapa Meio Ambiente. A ferramenta permite a agricultores e integrantes de toda a cadeia do agronegócio, de qualquer lugar do Brasil, acessar, por meio de smartfones, informações sobre a propriedade, como a área ocupada por sistemas integrados de produção, áreas de preservação, tipos de lavoura existentes e pastagens degradadas. O AgroTag vem sendo realizado em módulos e inicialmente está sendo utilizado para apoiar o monitoramento da adoção e da qualificação de sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) no País.

A Unidade também vai apresentar a Coleção de Microrganismos de Importância Agrícola e Ambiental (CMAA), avaliados quanto ao potencial para o desenvolvimento de produtos biológicos em parceria com a iniciativa privada, como herbicidas, promotores de crescimento, controle de pragas e doenças e tolerância à seca. Também será apresentada metodologia para produção em grande escala de fungos úteis ao controle biológico de diversas doenças de plantas.

Serão demonstrados, ainda, tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Meio Ambiente para aprimorar a pulverização eletrostática, como o sistema universal de eletrificação de gotas, que pode ser adaptado para qualquer pulverizador hidráulico, o sistema pneumático eletrostático transportado e o pulverizador costal eletrostático. São inovações já licenciadas e que contemplam diversas possibilidades de aplicação, de acordo com a necessidade de cada cultura, de pequeno, médio e grande porte.

Agrifutura

Local: Instituto Biológico de São Paulo - Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252

Vila Mariana – São Paulo – SP

www.agrifutura.com.br


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024