Embrapa seleciona bolsista para projeto de monitoramento de cultivos de grãos via sistemas espaciais e computacionais

Entre outros requisitos, candidato deve ter experiência na aplicação de modelos de rendimento de culturas agrícolas

26.07.2022 | 15:42 (UTC -3)
Embrapa

A Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) está selecionando bolsista com nível de doutorado para atuar em projeto de desenvolvimento de soluções para monitoramento de cultivo de grãos, baseadas na integração de sistemas espaciais e computacionais. A bolsa é oferecida pela Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). As inscrições se encerram no dia 5 de agosto e devem ser realizadas no site da fundação.

O candidato deve possuir título de doutor e experiência profissional de cinco anos em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Ciências Agrárias e outras afins. A Bolsa de Estímulo à Inovação oferecida, no valor de R$ 6.000,00, tem duração prevista de 12 meses.

São requisitos para a vaga ter experiência na aplicação de modelos de rendimento de culturas agrícolas, no uso de dados de sensoriamento remoto orbital, índices espectrais e métricas fenológicas derivados de séries temporais de imagens de satélite, além de conhecimento avançado em organização e manipulação de dados climáticos, execução de modelos agrometeorológicos e/ou modelos de balanço de energia, e pós-processamento dos resultados, preferencialmente em programação na linguagem R ou Python. É desejável também que o candidato tenha experiência no desenvolvimento ou utilização de modelos agrometeorológicos-espectrais. O processo de seleção será feito por meio da análise das informações curriculares e entrevista.

Entre outras atividades, o bolsista vai colaborar com a calibração de modelo agrometeorológico da API Agritec e a incorporação de métricas fenológicas geradas a partir de séries temporais de imagens de satélite, derivando um modelo Agrometeorológico-Espectral para simulação de rendimento de culturas agrícolas.

Os interessados devem realizar a inscrição no endereço https://faped.conveniar.com.br/eventos/, na área de Serviços (74° Edital de Bolsa de Estímulo à Inovação/2022-Projeto 949), e apresentar o Currículo Lattes até o dia 5 de agosto de 2022.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024