Seleção genômica é o novo desafio da pecuária brasileira
A Embrapa Rondônia (Porto Velho) realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, um treinamento para técnicos da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater). A ação faz parte do projeto que vai descrever a cadeia agroindustrial do café no Estado, desde o fornecimento de insumos, passando pelo setor de produção, a comercialização, o consumo e os aspectos das instituições que atuam no setor.
O chefe administrativo da Embrapa, Calixto Rosa Neto, explica que a finalidade do treinamento é orientar os técnicos da Emater, que trabalham nos dez municípios com maior produção de café em Rondônia, sobre as regras de aplicação dos questionários.
Na quinta-feira (24) pela manhã, a partir das 8h, o treinamento será no auditório do escritório da Emater, em Ouro Preto do Oeste. “À tarde, os técnicos visitam alguns produtores rurais para testar a aplicação do questionário. Assim, poderemos avaliar se o instrumento de coleta de dados está adequado”, explica Calixto.
A aplicação efetiva dos questionários está prevista para começar em abril. Serão entrevistados 261 produtores rurais nos municípios de Cacoal, Alta Floresta, São Miguel, Alto Paraíso, Buritis, Machadinho d’Oeste, Vale do Paraíso, Rolim de Moura, Ministro Andreazza e Nova Brasilândia.
A finalidade do projeto é levantar informações para subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas para melhorar as condições de funcionamento da cadeia do café no Estado.
Kadijah Suleiman
Embrapa Rondônia
(69) 3901-2536
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura