Embrapa recebe visita do vice-presidente da Academia de ciências da China

14.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia recebeu nesta segunda-feira (14/09) a visita do vice-presidente da Academia de Ciências da China (CAS - sigla em inglês), LI Jiayang.

Ele esteve acompanhado de uma comitiva de 11 pessoas representando diversos institutos da Academia.

A CAS engloba 96 institutos de pesquisa, duas universidades, 75 laboratórios presidente da, 12 jardins botânicos e 26 herbários, contando com mais de 58 mil empregados em toda a China. A Academia atua nas áreas de ciências da saúde; agricultura sustentável; ciências ambientais; nanotecnologia; agroenergia; biotecnologia industrial e genômica funcional, entre outras.

Atualmente, mantém cooperação internacional com mais de 50 países, representando os cinco continentes. Um dos pontos fortes nesse sentido é o intercâmbio de cientistas e técnicos. Anualmente, cerca de 24 mil pessoas participam do programa de intercâmbio da CAS, incluindo treinamentos e visitas.

A delegação da Academia foi recebida pelo chefe geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Mauro Carneiro, que apresentou a Unidade e seus principais programas de pesquisa nas quatro grandes áreas de atuação (recursos genéticos, biotecnologia, controle biológico e segurança biológica). O vice-presidente da Academia afirmou ter ficado impressionado com o nível de especialização do quadro de empregados da Unidade, já que dos aproximadamente 300 empregados, mais de 130 possui PhD.

Segundo o diretor geral de cooperação internacional da CAS, CAO Jinghua, que fez parte da comitiva chinesa, a Academia já tem parceria com o Brasil, especificamente com o MCT, para intercâmbio de estudantes. Mas há interesse em firmar um convênio com a Embrapa do tipo "guarda-chuva", ou seja, envolvendo várias áreas de pesquisa, com foco na agricultura sustentável. Segundo ele, o interesse é desenvolver pesquisas conjuntas com plantas e animais domésticos, prioritariamente plantas.

Conservação de recursos genéticos e pesquisas de biotecnologia despertam o interesse da comitiva

Jiayang e a comitiva da CAS conheceram o banco genético vegetal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que hoje é o maior do Brasil e um dos maiores do mundo, com mais de 100 mil amostras de sementes de cerca de 400 espécies de importância sócio-econômica. Nesse banco, as sementes ficam conservadas a 20ºC abaixo de zero por mais de 100 anos.Foram recebidos pela pesquisadora Alessandra Fávero, que falou também sobre as outras linhas de pesquisa da conservação de recursos genéticos, incluindo vegetais, animais e microrganismos.

Depois, visitaram o laboratório para transformação genética de plantas com características de interesse agronômico e a sala de cultura, onde as plantas crescem em condições controladas de temperatura e umidade, depois de passarem pelo processo de introdução de genes. Foram recebidos pelo pesquisador Elíbio Rech, que falou sobre as principais linhas de pesquisa hoje na área de biotecnologia vegetal: plantas transgênicas resistentes a viroses e tolerantes a herbicidas e a seca, por exemplo.

Na manhã desta terça-feira, a delegação chinesa segue para a Costa Rica.

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3340-3663 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025