Agricultura Bio desacelera na França
Ainda em crescimento, o setor desacelera e enfrenta queda no consumo devido à alta de preços
Novidades tecnológicas e conhecimentos relacionados à produção de hortaliças em ambiente protegido permearão a programação do Simpósio de Cultivo Protegido 2022, que será realizado a partir de 17 de novembro, nas manhãs de terças e quintas-feiras, com encerramento em 08/12/2022.
Promovido pela Embrapa e por empresas vinculadas à Associação Brasileira de Indústria Química (ABIQUIM), o evento será realizado no formato 100% on-line, viabilizando o acesso de produtores, extensionistas, agrônomos, estudantes e outros profissionais interessados, com abrangência nacional e internacional. A ideia é apresentar à comunidade agrícola e a todos os interessados no tema as tecnologias e conhecimentos relacionados à produção em ambiente protegido no Brasil.
De acordo com os organizadores do simpósio, a importância do tema pode ser medida pelo crescente aumento da demanda por alimentos, e a consequente pressão sobre a agropecuária mundial para responder a essa questão - uma resposta que depende em sua essência do aumento da produtividade e da área cultivada, fatores que são diretamente influenciados pela introdução de novas tecnologias.
Com base nessas premissas, a programação contempla questões envolvendo os avanços verificados com o uso de tecnologias relacionadas à produção em ambiente protegido, assim como a abertura de espaços para discussões e debate de ideias acerca dos problemas enfrentados pela cadeia produtiva.
A partir da palestra “Panorama e perspectivas do cultivo protegido”, serão apresentados sete painéis com diferentes abordagens, com temáticas sobre estruturas e plásticos para o cultivo protegido, ambiência e uso de iluminação artificial em cultivo protegido, física e química de substratos na produção de mudas, cultivo protegido sem solo e fitossanidade.
Cada painel apresentará temas diversos, com destaque para as tecnologias desenvolvidas e validadas, a exemplo do manejo integrado de nematoides, patógenos de solo e de pragas em cultivo protegido, cultivo sem solo, manejo da nutrição e da água, nanotecnologia, etc.
O evento é gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube. Há ainda a opção de receber o certificado de participação, mediante pagamento de taxa, e a possibilidade de ser um patrocinador do evento em três modalidades distintas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Ainda em crescimento, o setor desacelera e enfrenta queda no consumo devido à alta de preços
Plantas com sintomas foram encontradas nos municípios de Xanxerê, Abelardo Luz e São Domingos; hipótese é de que a introdução de greening no estado tenha ocorrido por meio de mudas contaminadas, oriundas de comércio clandestino