Embrapa promove segunda parte de curso sobre bioinformática

03.06.2015 | 20:59 (UTC -3)
Vivian Chies

A Embrapa Agroenergia promove o curso de Bioinformática na Prática II, voltado para a capacitação em ferramentas básicas na área. O evento acontece entre os dias 08 e 10 de junho, das 8h Às 17h, na sede do centro de pesquisa, em Brasília/DF. O treinamento é aberto e pode ser feito por profissionais sem vínculo com a instituição.

O conteúdo está dividido em quatro tópicos: Introdução à Bioinformática, Introdução a Redes de Computadores e Internet, Introdução a Perl para Bioinformática e Introdução a Python para Bioinformática. Um primeiro curso sobre esse tema foi oferecido no ano passado, mas é possível participar apenas desse sem prejuízo do entendimento. “Será apresentada base similar de bioinformática, com foco em programação e infraestrutura de redes baseada em Sistema Operacional Linux”, afirma o pesquisador Eduardo Fernandes Formighieri, da Embrapa Agroenergia, que está à frente da organização.

Além de Formighieri, vão ministrar o curso Lucas Soares de Brito, engenheiro de redes e mestrando em Redes Ad Hod sem fio, e Marcelo Soares Souza, bacharel em informática com 18 anos de experiência. Também será instrutor o professor Lisandro Zambenedetti Granville, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que é representante do setor científico e tecnológico no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação.

O evento começa com os conceitos essenciais e algumas ferramentas de Bioinformática, como o NCBI Blast e o Desenho de Primers. O professor Lisandro Zambenedetti Granville apresentará, de forma teórica e prática, os conceitos básicos das Redes de Computadores. Além disso, o modelo cliente-servidor será abordado por meio de observações práticas, considerando o tráfego de rede gerado por aplicações internet chave, como navegação Web e e-mail. A linguagem de Programação Python e a sintaxe do código Perl também fazem parte do conteúdo programático.

Profissionais e estudantes interessados em Bioinformática, normalmente das áreas de biologia e computação, são o público-alvo. Solicite sua inscrição por e-mail (eduardo.formighieri@embrapa.br) até sexta-feira (05), às 12h. As vagas são limitadas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025