Embrapa promove o XIV Encontro do Talento Estudantil

24.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vai promover nos dias 25 e 26 de novembro, o Encontro do Talento Estudantil/2009, com o apoio das universidades: UPIS - Faculdades Integradas; Centro Universitário de Brasília - UniCEUB e UCB - Universidade Católica de Brasília.

O evento, que está em sua 14ª edição, tem como objetivo valorizar a atividade estudantil, através do incentivo à exposição dos resultados de pesquisa realizados por estagiários, bolsistas e estudantes de graduação e pós-graduação, orientados pelos pesquisadores e técnicos especializados da Unidade, além de premiar aqueles que se destacaram no desempenho científico.

A participação de estudantes neste evento vem aumentando significativamente desde que começou a ser promovido em 1996, quando foram apresentados 29 trabalhos. Este ano, foram inscritos 142 trabalhos, sendo a maioria (62%) de estudantes de graduação (iniciação científica).

Os resumos dos trabalhos, que serão publicados em Anais, são selecionados por um comitê formado por pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Já a apresentação, feita pelos estudantes na forma de pôsteres (nos dias 25 e 26 de novembro no hall de entrada do Edifício Sede da Embrapa), é avaliada por uma comissão julgadora formada por professores e pesquisadores de outras instituições de pesquisa e universidades.

O evento proporciona aos estudantes a oportunidade de complementar as suas atividades científicas, iniciadas com a orientação do desenvolvimento prático das pesquisas. Além disso, permite ampliar o conhecimento sobre as diversas áreas de atuação da Unidade e o intercâmbio com outros estudantes durante a exposição de seus trabalhos.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia foi a primeira unidade da Embrapa a realizar esse evento como parte das comemorações de aniversário e, este ano, ao completar 35 anos comemora também a 14ª edição do Encontro do Talento Estudantil/2009. A Unidade mantém, entre as suas prioridades, a complementação dos currículos escolares e a contribuição na elaboração de dissertações e teses, pela participação dos estudantes de universidades e faculdades do DF.

O encontro estudantil vem sendo realizado também por outras unidades da Embrapa, como a Embrapa Cerrados e a Embrapa Suínos e Aves. "Com o sucesso que o Talento Estudantil vem alcançando, há expectativa de que a Embrapa estimule a realização de eventos como esse em nível regional ou mesmo nacional, aumentando ainda mais a participação e a integração das comunidades acadêmica e científica com as outras unidades de pesquisa", afirma a coordenadora do evento, a pesquisadora Zilda Ribeiro.

O XIV Encontro do Talento Estudantil acontece nos dias 25 e 26 de novembro de 2009 no hall da Embrapa Sede. (Parque Estação Biológica - PqEB, final W3 Norte) com apresentação de pôsteres sobre trabalhos científicos.

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769 e 3340-3672 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025