Conselho é recriado para formular política do café e gerir recursos do Funcafé
CDPC é formado por representantes dos produtores, cooperativas, industriais, exportadores e Ministérios envolvidos com a cadeia produtiva
Uma das vantagens dos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é sua versatilidade, sendo adaptável a qualquer perfil de produtor rural. Algumas das tecnologias disponíveis para uso na agricultura familiar serão apresentadas nesta sexta-feira, dia 25, em um dia de campo na Estância Vanda, no município de Paranaíta (MT).
O Dia de Vivência em ILPF com foco na Agricultura Familiar no Portal da Amazônia será promovido pela Embrapa, Senar-MT e parceiros. As inscrições são gratuitas e serão feitas a partir das 8h, no local do evento.
De propriedade de Nivaldo e Vanda Michetti, a Estância Vanda é referência na região pelo trabalho de produção familiar sustentável utilizando-se tecnologias de baixo custo, como a diversificação das fontes de suplementação animal, manejo de pastagem, rotação de culturas, sombreamento de pastagens, entre outros.
Com foco em pequenos e médios produtores, técnicos e extensionistas e demais profissionais ligados ao setor agropecuário, o evento terá toda a programação no período da manhã.
Após a abertura, o proprietário Nivaldo Michetti e seu filho e analista do Imea, Miqueias Michetti, falarão sobre suplementação de baixo custo como forma de manter o rebanho na seca.
Na sequência, os participantes serão divididos em três grupos e farão um circuito passando por três estações de campo. Uma delas dará continuidade ao tema da apresentação inicial, destacando o capim BRS Capiaçú. O material tem grande potencial de produção de biomassa e tem chamado a atenção de produtores em todo o país. A tecnologia será apresentada pelo analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril Orlando Oliveira e pelos produtores do sítio Sombra da Mata Marcely e Alison Oliveira.
Em outra estação, o tema será o componente florestal na ILPF. O professor da Unemat Alexandre Olival e o engenheiro florestal da Embrapa Agrossilvipastoril Diego Antonio falarão sobre os aprendizados e desafios do uso de árvores nas pastagens.
Na terceira estação, o agrônomo da Campo S.A. Murilo Guimarães falará sobre orçamentação forrageira e o manejo de pastagem e a importância das análises microbiológicas do solo em sistemas agropecuários será abordada por Renato Alves, do laboratório Solos e Plantas.
O Dia de Vivência em ILPF com foco na Agricultura Familiar no Portal da Amazônia tem patrocínio do Fundo Amazônia, CDL Alta Floresta e apoio da Unemat, IFMT, Empaer, Prefeitura e Câmara Municipal de Paranaíta, Campo S.A, Unipasto, Laboratório Solos e Plantas, Flora Sinop e Rede ILPF.
Na véspera do dia de vivência, a Embrapa Agrossilvipastoril promoverá, no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Alta Floresta (MT), uma capacitação de técnicos e extensionistas no tema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
O treinamento é destinado a profissionais da inciativa pública e privada interessados no tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril.
A programação terá atividades teóricas durante todo o dia, com início às 8h, e encerramento às 17h50, e será complementada com atividades práticas na sexta-feira, no Dia de Vivência.
Confira a programação completa da capacitação:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura