Protocolo estabelece medidas para evitar entrada de doença do cacau no Brasil
A monilíase, doença presente nos países vizinhos, pode ser trazida por transporte humano e apresenta risco elevado de impacto econômico e social para lavouras de cacau
Com a evolução da problemática de plantas daninhas resistentes a herbicidas, a Embrapa Pecuária Sul e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizarão um Curso, no dia 17 de julho, na Embrapa (auditório José Mendes Barcellos), com início às 9 horas. O objetivo é capacitar tecnicamente profissionais da agropecuária, produtores rurais e estudantes sobre a resistência de plantas daninhas, focando na importância da adoção de práticas de manejo integrado que visam atrasar a evolução de novos casos.
Além de contextualizar a problemática da resistência de plantas daninhas aos herbicidas, o evento apresentará ferramentas que compõem o manejo integrado de plantas daninhas, com relato de experiências, inclusive de outras regiões do Estado que também apresentam dificuldades de manejo com plantas daninhas resistentes. Outro ponto a ser abordado é a interação herbicida-ambiente, fundamental para garantia da eficiência e sustentabilidade de uso do controle químico.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Fabiane Lamego, o Curso apresentará resultados de estudos sobre a biologia de espécies daninhas consideradas problema no âmbito da resistência de plantas na cultura da soja e do arroz irrigado (especialmente a buva), além de sugerir estratégias de manejo e prevenção da resistência aos herbicidas no contexto da integração lavoura-pecuária (ILP). Por fim, o evento vai abordar aspectos sobre a regulamentação de herbicidas no Brasil e as perspectivas futuras a partir das novas tecnologias.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas acessando o endereço www.embrapa.br/pecuaria-sul. Depois acesse, na página principal, o link Curso | Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas: Manejo e Prevenção.
Capacitação Técnica – Programação
9h00 – Abertura;
9h15 – Panorama da Resistência aos Herbicidas e Mecanismos Envolvidos;
Dr. Dirceu Agostinetto (UFPel);
10h15 – Coffee break;
10h30 – Biologia de Plantas Daninhas Resistentes: conhecendo para manejar;
Pesquisador Tiago Kaspary (INIA, Uruguai);
11h30 – Manejo Integrado de Buva e “espécies problema” Visando Atrasar a Evolução da Resistência aos Herbicidas;
Pesquisador Dr. Mario Bianchi (CCGL Tec);
12h30 – Intervalo para Almoço;
14h00 – Potencialidades de Sistemas Associados (ILP) no Manejo e na Prevenção da Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas;
Dr. Andre Andres (Embrapa Clima Temperado);
Dra. Fabiane Lamego e Dr. Gustavo Martins (Embrapa Pecuária Sul);
15h45 – Coffee break;
16h00 – Herbicida e Ambiente: buscando a otimização de uso;
Dr. Edinalvo Camargo (UFPel);
17h00 – Regulamentação de Herbicidas;
Carlos Venâncio (Coordenador-Geral de Agroquímicos e Afins do Mapa);
17h30 - Considerações Finais e Encerramento.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura