Embrapa promove curso de Boas Práticas para o Manejo da Cultura da Bananeira

Capacitação tem por finalidade orientar agricultores e técnicos da extensão rural sobre o manejo adequado da cultura

17.08.2022 | 14:19 (UTC -3)
Embrapa

A Embrapa Amazônia Ocidental promove, dias 18 e 19 de agosto, o curso “Boas Práticas para o Manejo da Cultura da Bananeira”, no município de Coari, AM. A capacitação tem por finalidade orientar agricultores e técnicos da extensão rural sobre o manejo adequado da cultura. O curso será realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Coari, no horário das 8h às 12h / 13h às 16h. Terá como instrutores os pesquisadores Mirza Carla Pereira e Luadir Gasparotto.

O treinamento faz parte da programação do projeto “Implantação de URT com plátano cv. Pacovan, associados à aplicação de fungicida na axilada 2 folha para o controle da sigatoka-negra, no município de Coari”, com recursos financeiros de emenda parlamentar. O conteúdo programático vai demonstrar como é feita a escolha de cultivares, a área e época de plantio, preparo do solo e das áreas, seleção e preparo de mudas, adubação, práticas culturais, colheita e pós-colheita. Também será abordado sobre as principais doenças e pragas e haverá visita técnica em área de bananal.

O município de Coari já foi considerado o maior produtor de banana Pacovan ou Banana da Terra do Estado do Amazonas. Os cultivos de banana são realizados principalmente em terras de várzeas altas, entretanto, nas últimas décadas esse cenário mudou em virtude das grandes cheias que vem ocorrendo nos últimos anos e tem alcançado essas áreas promovendo o alagamento dos plantios e a morte das plantas.

Outros fatores que favorecem para a diminuição de área plantada, baixa produção e perda de produtividade dos bananais de Coari e de muitos municípios do Amazonas é a falta de controle da doença foliar Sigatoka-negra, contaminação dos solos de várzea pelo Moko da bananeira e pelo baixo nível tecnológico no manejo dos plantios. Pode-se citar principalmente, o uso de mudas de baixa qualidade, a falta de manejo adequado da adubação, das plantas e a condução errada do desperfihos das plantas. Com esse cenário, o município de Coari, por meio de seus órgãos públicos, ligados ao setor primário, tem buscado alternativas para alavancar o cultivo de banana com uso de tecnologias e capacitação técnica.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro