Embrapa promove capacitação de viveiristas de videira no final do mês de abril

A programação contempla palestras com pesquisadores da Embrapa e especialistas convidados

10.04.2025 | 13:58 (UTC -3)
Viviane Zanella

Nos dias 23 e 24 de abril, ocorrerá o 4º Encontro para Capacitação de Viveiristas de Videira, na sede da na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). A ação visa fortalecer a qualificação técnica dos profissionais envolvidos na produção e comercialização de mudas de videira. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla (sympla.com.br).

O evento é voltado a viveiristas, técnicos da assistência e extensão rural, representantes de instituições de pesquisa e profissionais da cadeia produtiva da viticultura, oferecendo uma oportunidade de atualização técnica e troca de experiências.

A programação contempla palestras com pesquisadores da Embrapa e especialistas convidados, abordando temas como: pragas e doenças na qualidade de mudas, legislação e fiscalização no comércio de mudas e obtenção e oferta de materiais básicos de cultivares de videira aos viveiristas. Também, aspectos mercadológicos como as tendências de mercado para cultivares industriais e as percepções do setor sobre a produção e a comercialização de mudas serão abordados.

Encerrando o evento, haverá a apresentação do Programa Apassul de Mudas de Qualidade, conduzida por Daniel Grohs (Embrapa Uva e Vinho) e Elisangela Sordi (Apassul).

“Garantir que as mudas de videira tenham qualidade e origem rastreável passa a ser uma realidade no Brasil a partir deste Programa. Os viticultores terão acesso a mudas classificadas com base em inspeções técnicas e análises laboratoriais, e não mais apenas pela palavra do viveirista”, antecipa Grohs que, desde 2013, lidera ações na melhoria da qualidade das mudas de videira na empresa de pesquisa e agora apoia a Apassul na implementação deste novo programa.

Ele antecipa que atualmente fazem parte deste programa oito viveiristas do Rio Grande do Sul e três de Santa Catarina. “Os participantes vão conhecer todo o trabalho que vem sendo realizado. A nossa expectativa é que o setor produtivo reconheça o esforço que vem sendo feito e contribua na ampliação deste programa”, pontua Grohs.

O 4º Encontro para Capacitação de Viveiristas de Videira acontecerá no auditório da Unidade, em Bento Gonçalves (RS). O evento será promovido em parceria com a Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul) e o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS). O valor da inscrição inclui o almoço do dia 23 de abril e é de R$ 100,00, com desconto de 50% para viveiristas associados à Apassul ou licenciados da Embrapa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025