Embrapa Pecuária Sul lança três publicações na Expointer 2010

30.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Expointer 2010, realizada de 28 de agosto a 5 de setembro no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, marcará o lançamento de duas publicações editadas pela Embrapa Pecuária Sul: o livro dinâmico ““Re”-conhecimento dos Campos Sul-Brasileiros” e a cartilha “Campo Limpo - Controle de plantas indesejáveis em pastagens”. Também será lançado o livro “Boas Práticas Agropecuárias: um novo olhar sobre a competitividade da pecuária gaúcha”, editado pela Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências (Federacite) e que tem a contribuição da unidade descentralizada da Embrapa localizada em Bagé (RS).

Estruturado em forma de fascículos que serão acrescentados ao longo do tempo, o livro dinâmico “Re”-conhecimento dos Campos Sul-Brasileiros” procura despertar um novo olhar sobre o campo nativo a partir da identificação das espécies campestres dos diversos ecossistemas que compõem os campos sulinos, oferecendo a oportunidade de reconhecimento do potencial e da importância do manejo para a produção pecuária. O primeiro capítulo lançado apresenta algumas das espécies forrageiras nativas dos campos sul-brasileiros a partir de três perspectivas: fisionomia do campo (manejador em pé, olhando para frente), vegetação presente ao redor do manejador e detalhe da planta vista pelo manejador quando agachado.

“Boas Práticas Agropecuárias: um novo olhar sobre a competitividade da pecuária gaúcha”, apresenta e discute os primeiros resultados do Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) – Bovinos de Corte na região Sul do Brasil. Liderado em nível nacional pela Embrapa Gado de Corte e coordenado regionalmente pela Embrapa Pecuária Sul, o BPA tem como objetivos principais o aumento da rentabilidade e a melhoria da competitividade dos sistemas produtivos, além de assegurar a oferta de alimentos seguros, provenientes de sistemas de produção economicamente viáveis, socialmente justos e que respeitam o meio ambiente e o bem estar dos animais. O trabalho está sendo desenvolvido em propriedades filiadas à Associação dos Produtores dos Campos de Cima da Serra (Aproccima), com a participação da Embrapa Pecuária Sul e das entidades parceiras do Programa, como o Senar/RS, o Sebrae/RS, a Emater/RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A cartilha “Campo Limpo - Controle de plantas indesejáveis em pastagens” orienta para o uso mais eficiente da máquina Campo Limpo, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sul para o controle de plantas indesejáveis – que não contribuem para a boa alimentação dos animais – sem afetar a pastagem. O equipamento possui aplicadores que ficam embebidos pelo herbicida e, ao invés de pulverizá-lo, como é feito usualmente, realiza o controle ao entrar em contato com as folhas das plantas indesejáveis, causando a sua morte. A cartilha apresenta informações e dicas sobre a concentração e a quantidade da calda do herbicida, o preparo da vegetação antes da aplicação, além de instruções de operação, regulagem, manutenção e limpeza da Campo Limpo.

O lançamento do livro “Boas Práticas Agropecuárias: um novo olhar sobre a competitividade da pecuária gaúcha” será realizado no dia 2 de setembro, às 10h30 no Auditório Getúlio Marcantônio, na casa da Federacite. O livro dinâmico e a cartilha também serão lançados no mesmo dia, às 17h30, na Casa da Tecnologia, que abriga os estandes da Embrapa na Expointer.

Breno Lobato

Embrapa Pecuária Sul

(53) 3240.4660

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025