Compactação do solo em iLPF
A Embrapa Pecuária Sul apresenta na Expodireto Cotrijal 2010, em Não-Me-Toque (RS), o aplicador seletivo de herbicidas Campo Limpo e as pesquisas desenvolvidas nas áreas de bovinocultura de leite e forrageiras.
Tecnologia desenvolvida pelo centro de pesquisa da Embrapa localizado em Bagé (RS), o aplicador seletivo de herbicidas Campo Limpo teve a versão comercial lançada em setembro de 2009 durante a 32ª Expointer, realizada em Esteio (RS). A produção e a comercialização da máquina foi licenciada para a Grazmec, empresa de Não-Me-Toque.
A máquina tem como função aplicar o herbicida de modo racional ao atingir somente plantas invasoras, como o capim-annoni, que não são de interesse forrageiro na pastagem cultivada ou natural. O equipamento é dotado de cordas que são embebidas pela solução do agroquímico armazenado em um tanque. Ao ser tracionada por qualquer trator, as cordas, dispostas na mesma direção do deslocamento, entram em contato direto com as plantas a serem controladas. Isso é possível graças à regulagem de altura de ação da máquina, que varia de 5 cm a 70 cm. Uma bomba, ligada à bateria do trator, regula a vazão da solução do herbicida.
O sistema utilizado pela Campo Limpo beneficia o meio ambiente e o homem, pois evita a deriva do herbicida aplicado, fato muito frequente quando se emprega o processo de pulverização, que culmina na contaminação da água e do solo. Como não promove a dispersão do agroquímico, a máquina também pode ser utilizada em pomares, parques e áreas urbanas. Além de herbicidas, a Campo Limpo pode realizar a aplicação de outras formulações líquidas, como fertilizantes, inseticidas ou agentes biológicos.
Pesquisadores no estande
Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul estarão presentes no estande da Unidade para conversar com o público sobre a máquina Campo limpo e as pesquisas em bovinocultura de leite e forrageiras promovidas pela Unidade.
Confira a programação:
Data: 16/03 (terça-feira)
Horário: 16h às 16h45
Tema: Aplicador Seletivo de Herbicidas Campo Limpo e Estratégias de Controle de Invasoras em Campos
Pesquisador: Naylor Bastiani Perez
Data: 17/03 (quarta-feira)
Horário: 9h às 9h45
Tema: Aplicador Seletivo de Herbicidas Campo Limpo e Estratégias de Controle de Invasoras em Campos
Pesquisador: Naylor Bastiani Perez
Data: 17/03 (quarta-feira)
Horário: 10h às 10h45
Tema: Projetos de Bovinocultura de Leite da Embrapa Pecuária Sul
Pesquisadora: Renata Wolf Suñé
Data: 18/03 (quinta-feira)
Horário: 9h às 9h45
Tema: Desenvolvimento de Novas Cultivares Forrageiras via Convênio Embrapa/UFRGS/SULPASTO e Ações de Pesquisa em Forrageiras da Embrapa Pecuária Sul
Pesquisador: Daniel Portella Montardo
Data: 18/03 (quinta-feira)
Horário: 10h às 10h45
Tema: Aplicador Seletivo de Herbicidas Campo Limpo e Estratégias de Controle de Invasoras em Campos
Pesquisador: Naylor Bastiani Perez
Data: 18/03 (quinta-feira)
Horário: 11h às 11h45
Tema: Rede de Pesquisa e Desenvolvimento no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Ações de Pesquisa em Forrageiras da Embrapa Pecuária Sul
Pesquisador: Gustavo Martins da Silva
Bovinocultura de leite
As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Pecuária Sul em bovinocultura de leite buscam o desenvolvimento de tecnologias que permitam a produção de leite de qualidade emsistemas de base pastoril que utilizam suplementação estacional de forragens conservadas e alimentos concentrados. Esses sistemas produtivos requerem vacas leiteiras adaptadas a alcançar altos níveis de ingestão de forragens relativos ao seu potencial de produção de leite. Dessa forma, os trabalhos visam otimizar a utilização do alimento concentrado e garantir a sustentabilidade desses sistemas.
Desenvolvidas em parceria com outras instituições nacionais e internacionais e com a participação dos produtores, as atividades de pesquisa envolvem a seleção de espécies forrageiras de verão e de inverno que garantam a alimentação do gado bovino durante todo o ano, a seleção dos biotipos mais adaptados aos diferentes graus de intensificação dos sistemas produtivos e regiões dos Campos Sul-Brasileiros, bem como a análise da qualidade do leite produzido pelas diferentes raças bovinas, com ênfase no leite instável não ácido (LINA).
Forrageiras
As diversas linhas de pesquisa em plantas forrageiras têm ênfase em pastagens naturais e pastagens cultivadas de clima temperado. A pastagem natural é elemento fundamental dos sistemas produtivos da bovinocultura de leite e de corte e da ovinocultura nos Campos Sul-Brasileiros, o que motiva estudos de ecologia, de interação planta-animal, de produção e manejo e de recursos genéticos, considerados indispensáveis para sua utilização produtiva e sustentável.
Já os estudos de fisiologia e manejo, bem como de melhoramento genético de forrageiras cultivadas de clima temperado, realizados em parceria com outras instituições e agentes da cadeia produtiva, procuram complementar, de forma sustentável, as características das pastagens naturais que apresentam produção e qualidade mais concentradas durante os períodos quentes do ano. A partir de um convênio de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Associação Sul-Brasileira de Fomento à Pesquisa de Forrageiras (Sulpasto) e outras unidades da Embrapa, a Unidade está desenvolvendo cultivares forrageiras com sementes certificadas para a região Sul do País, em atendimento à Nova Lei de Sementes.
Breno Lobato
Embrapa Pecuária Sul
(53) 3240-4660 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura