Embrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias na 97ª Expofeira de Bagé

08.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

A partir desta sexta-feira (09/10), a Embrapa Pecuária Sul apresenta na 97ª Expofeira de Bagé/RS quatro de suas tecnologias desenvolvidas nos campos sul-brasileiros.

O evento será realizado de 9 a 18 de outubro no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães.

Um dos destaques no estande é a máquina Campo Limpo, que foi patenteada e licenciada para produção e comercialização pela Grazmec, empresa localizada em Não-me-toque (RS). A versão comercial do equipamento foi lançada durante a Expointer 2009 e agora poderá ser conferida pelo público de Bagé e região. A Campo Limpo realiza a aplicação seletiva de herbicida em pastagens naturais e cultivadas. Os testes com protótipos comprovaram grande eficiência no controle de plantas invasoras como o capim-annoni. Além de promover o uso mais racional do herbicida, que é aplicado somente nas espécies invasoras, a aplicação seletiva, ao contrário do processo de pulverização, evita a contaminação do meio ambiente, pois não há a deriva do produto tóxico no ar.

O trabalho com as ovelhas portadoras do gene Booroola, responsável pelo aumento da prolificidade dos rebanhos, será apresentado com uma novidade. Este ano, um projeto de transferência da tecnologia foi aprovado e já está recebendo R$ 40 mil do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa para o custeio inicial das ações, entre elas a capacitação de técnicos multiplicadores, a certificação de reprodutores e a implantação de quatro unidades demonstrativas no Rio Grande do Sul. Nos finais de semana e no feriado de 12 de outubro, os visitantes poderão ver um exemplar de ovino portador do gene e suas crias.

Os visitantes também vão conhecer algumas espécies de forrageiras de clima temperado: aveia preta, aveia branca forrageira, azevém anual, trevo branco, trevo vermelho, trevo vesiculoso, cornichão, ervilhaca, alfafa e milheto, além do capim sudão. Uma parceria de pesquisa entre a Embrapa Pecuária Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Associação Sul-brasileira de Fomento à Pesquisa de Forrageiras (Sulpasto) pretende disponibilizar para o mercado, até 2011, sementes certificadas de 11 cultivares. A certificação e registro das sementes se tornou obrigatória com a Nova Lei de Sementes (Lei 10.711/03).

Painéis vão mostrar a beleza do Alto Camaquã, que abrange os municípios gaúchos de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista. Na região, marcada pela pecuária familiar com alta renovabilidade dos recursos naturais, a Embrapa Pecuária Sul desenvolve o Projeto Alto Camaquã, voltado para o desenvolvimento territorial endógeno, ou seja, a partir das potencialidades locais e com a articulação dos diferentes atores sociais.

Agenda

No dia 14 de outubro, será realizada, como parte da Expofeira, a 1ª Feira Estadual de Rústicos Brangus, promovida pela Embrapa Pecuária Sul e pelo Núcleo Bageense de Criadores de Brangus Ibagé. A programação começa às 8h, com o julgamento de classificação dos animais a galpão, seguida pelo julgamento de classificação de animais rústicos, às 9h. Às 13h, haverá uma solenidade para entrega de prêmios e homenagens, e às 14h será lançado o livro “Ontem Ibagé, hoje Brangus: a história de uma raça”, produzido pela Embrapa Pecuária Sul. O remate da feira, com mais de 80 touros e 50 ventres selecionados das melhores cabanhas do Estado, será iniciado às 16h. Na oportunidade, o centro de pesquisa vai promover o seu 25º Remate Anual de Produção, com oferta de mais de 200 animais.

Já no dia 15, a partir das 20h, o chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, coordena ciclo de palestras sobre a raça Aberdeen Angus. Na programação, Marcela Eugster e Gessy Druillet apresentam a palestra “Ecografia em Qualidade de Carne”; Roberta M. Collares Bresser aborda o tema “Rastreabilidade da carne por DNA: do pasto ao prato”; Fernando Velloso palestra sobre o Programa Carne Angus; e Renato Kalil apresenta “A carne bovina e o coração”. Em seguida, Collares participa de mesa redonda com os palestrantes, momento que também contará com a participação do público.

Breno Lobato

Embrapa Pecuária Sul

(53) 3240-4660 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025