Artigo - Savanas: desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais

29.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

Encontrar equilíbrio e soluções tecnológicas que permitam ao homem não apenas gerar riqueza, mas também repartir essa riqueza, contribuindo para a promoção do desenvolvimento integrado e uso sustentável dos recursos naturais, garantindo qualidade de vida às gerações presentes e futuras são alguns dos novos desafios deste milênio.

Dentro dessa temática, foi realizado, em 2008, o IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais. Para registrar a memória das palestras apresentadas no evento, foi editorado o livro “SAVANAS: desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais. Neste livro, 91 pesquisadores de renome nacional e internacional (alguns capítulos foram escritos em inglês) de 40 instituições abordam temas atuais e futuros relacionados ao Bioma Cerrado e outras Savanas Tropicais. São 1198 páginas ilustradas divididas em 40 capítulos.

A temática apresentada nestes capítulos envolvem a dimensão, histórico e perspectivas das savanas tropicais com destaque para as savanas sulamericanas, africanas e australianas; o cenário das mudanças climáticas globais; a caracterização, conservação e usos múltiplos da biodiversidade do Cerrado; a caracterização, uso e conservação do solo e da água; a produção de grãos, fibras e frutas no Cerrado; impactos dos sistemas de produção e estratégias de mitigação; a adequação dos sistemas de produção rumo à sustentabilidade ambiental; aspectos relacionados à expansão da cadeia produtiva da cana-de-açúcar; valoração sócio ambiental; os avanços e aplicações da biotecnologia no melhoramento genético vegetal; os OGMs na agricultura brasileira e mundial e a sua biossegurança; as perspectivas da agroenergia no mundo; as estratégias para geração, adaptação e transferência de tecnologia para o desenvolvimento da agricultura familiar; agricultura de precisão, zoneamento agroambiental e modelagem; políticas públicas e perspectivas mundiais para as savanas; entre outros assuntos.

Além da temática técnico-científica, nas aberturas dos capítulos, podem ser visualizadas fotos sobre as savanas e poesias sobre os temas de cada um dos 40 capítulos. Os 40 poemas são de autoria de Geovane Alves de Andrade, sendo um deles apresentado abaixo:

“Toda riqueza existente

Vegetal ou mineral

Não é moeda corrente

É tesouro ambiental

Não pertence a qualquer gente

Mas com o uso racional

E exploração consciente

Todos ganham por igual”

Geovane Alves de Andrade

O referido livro não tem fins lucrativos e, nesse sentido, está disponível na íntegra no site da Embrapa Cerrados:

Quem tiver interesse em adquirir uma cópia impressa do livro, basta acessar o site da Livraria Virtual da Embrapa:

A impressão do livro foi feita no formato 16 x 22 cm, capa dura em papelão N.º 20, guarda plastificada e impressa em papel couchê fosco 150g com 4/4 cores, miolo impresso em papel couchê fosco 90g com 4/4 cores, acabamento brochura costurado.

Fábio Gelape Faleiro

e

Austeclinio Lopes de Farias Neto

Pesquisadores da Embrapa Cerrados (Planaltina – DF)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro