Banco do Brasil lança seguro de preço para agricultura empresarial
A divulgação das vantagens do sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (iLPF) será um dos destaques do estande da Embrapa na 41ª Exposição Agropecuária de Imperatriz/MA (EXPOIMP).
O evento promovido pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) será realizado de sábado (4) até 12 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
A Embrapa Transferência de Tecnologia, por meio do Escritório de Negócios localizado em Imperatriz (MA) e em parceria com a Embrapa Meio-Norte e a Embrapa Maranhão, leva ao público do evento publicações e vídeos sobre soluções tecnológicas de interesse dos produtores da região, que também vão poder tirar dúvidas sobre as formas de aquisição e uso de sementes e mudas desenvolvidas pela Empresa.
Para a edição 2009, a Embrapa e o Sinrural programaram quatro palestras, que serão ministradas por pesquisadores da Embrapa. O gerente do Escritório de Negócios de Imperatriz, Carlos Fernando, e os técnicos José Israel, José Wilson, fazem palestra sobre A Produção de sementes de milho e arroz. José Ribamar Costa Veloso, pesquisador da recém-criada Embrapa Maranhão, vai falar sobre o uso da mandioca na alimentação animal.
iLPF – A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) será o tema destacado na palestra do pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Marcos Teixeira. O sistema produtivo vem sendo apontado como a agropecuária do futuro por propiciar retorno econômico aos produtores, associando ainda vantagens sociais e ambientais.
O programa de disseminação da tecnologia é coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia e conta com a participação de 28 centros de pesquisa da Empresa. A divulgação e o aperfeiçoamento do sistema têm sido feito por meio da instalação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs), unidades físicas que são instaladas com o apoio de produtores e a iniciativa privada. No último mês, a URT de Goiás foi visitada pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.
No Maranhão foram instaladas três Unidades Demonstrativas e uma URT, que está localizada em São Raimundo das Mangabeiras, na Fazenda Santa Luzia. Uma Vitrine Tecnológica montada na Fazenda Sol Nascente da FAPCEN também dá suporte à divulgação do sistema.
O pesquisador Raimundo Bezerra, também da Embrapa Meio-Norte, falará sobre o Manejo de ovinos e caprinos para agricultura familiar e empresarial. A organização do evento espera que cerca de 250 mil pessoas passem pelo parque de exposições, reunindo, assim, agropecuaristas de mais de 25 municípios maranhenses.
Valéria Costa
Embrapa Transferência de Tecnologia
61 3448.4510 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura