Embrapa participa de estudo publicado pela Academia de Ciências do Reino Unido

26.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Academia de Ciências do Reino Unido (Royal Society) publicou em outubro o artigo “Colhendo benefícios: a ciência e a intensificação sustentável da agricultura global”, que apresenta um estudo definido pela própria Sociedade como “significativo”, no qual é examinada a contribuição das ciências biológicas para a produção alimentar.

O estudo foi conduzido por um grupo de trabalho coordenado pelo cientista David Baulcombe, que inclui especialistas em agricultura, desenvolvimento internacional, biologia da conservação e ciências vegetais. A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária está representada pelo seu diretor-presidente, Pedro Arraes, e pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Elibio Rech, que também é membro da Academia Brasileira de Ciências.

O estudo está focado na segurança alimentar, que é um dos principais desafios deste século. Porque, além de ter que atender às demandas crescentes decorrentes do crescimento da população global, a produção de alimentos tem que levar em conta também: as mudanças de padrões impostas pelos consumidores, os impactos das mudanças climáticas e a escassez de água e terra. Os métodos de produção devem também respeitar a sustentabilidade ambiental, preservar os recursos naturais e apoiar os produtores e populações rurais em nível mundial. O artigo discute a necessidade de intensificação da sustentabilidade na agricultura global evitando impactos adversos ao meio ambiente, como, por exemplo, o aumento da fronteira agrícola.

O estudo ”Reaping the benefits: Science and the sustainable intensification of global agriculture” pode ser lido na íntegra no link:

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769 e 3340-3672 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025