Embrapa participa da Agrifam

03.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Sandra Zambudio

Tecnologias e produtos que refletem a preocupação em promover uma nova agricultura sustentável, que reduza os efeitos do aquecimento global e diminua a liberação de gás carbônico na atmosfera. Será com esse objetivo que a Embrapa participa da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), promovida de 3 a 5 de agosto, em Lonçóis Paulista (SP). Organizada e realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) é considerada a maior feira da agricultura familiar e do trabalho rural do Brasil.

Um dos destaques da Embrapa em seu estande foi desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) e que pode ser adotado nas pequenas propriedades e nas pequenas comunidades. Trata-se do sistema que compõe o saneamento básico na área rural, que incluiu a Fossa Séptica Biodigestora, o Clorador Embrapa e o Jardim Filtrante.

A Empresa está levando também para a Agrifam, novas cores e sabores do aipim (mandioca) com alto teor de betacaroteno. A novidade nutritiva veio com as variedades ‘BRS Jari’, ‘BRS Dourada’ e ‘BRS Gema de Ovo’, desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA). Elas foram geradas pelo Projeto de Melhoramento de Mandioca para Biofortificação, que tem como meta alcançar altos teores de betacaroteno nas raízes, baixos teores de ácido cianídrico e com qualidade para consumo fresco no Nordeste. Outro produto nutritivo é o beiju colorido. São tapiocas produzidas a partir da fécula (goma ou polvilho) da mandioca. Tradicionalmente brancos, ganham novas cores, cheiros, sabores e nutrientes quando a água utilizada em sua fabricação é substituída por polpa de frutas ou extrato de hortaliças.

Os visitantes poderão conhecer também o sistema de plantio direto para hortaliças e o Irrigas, equipamento voltado especificamente para o pequeno produtor, que não possui condições de investir em sistemas de controles de irrigação mais caros como tensiômetros e tanques classe A.

O Coletor Solar, equipamento que utiliza a energia solar para desinfestar misturas de solo utilizadas em viveiros de plantas para produzir mudas saudáveis e o Pulverizador Pneumático Eletrostático (que torna a aplicação dos produtos mais homogênea) foram desenvolvidos pela Embrapa Meio Ambiente e poderão ser vistos também no estande da Embrapa, que também vai mostrar softwares e sistemas de cultivo úteis aos produtores.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025