BASF: 50 milhões de euros de investimento em Proteção de Cultivos até 2010
A Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS) capacita técnicos em doenças e utilização do trigo na integração lavoura-pecuária, nesta quarta-feira (26/08), no parque da Coopavel, em Cascavel/PR, durante o Show Rural de Inverno.
A parceria entre a Embrapa Trigo e a Emater/PR permitiu a capacitação de extensionistas em doenças nas culturas de inverno. “O objetivo é promover uma atualização sobre identificação e controle das principais doenças em trigo”, explica o palestrante José Maurício Fernandes, lembrando que um inverno chuvoso como tem sido este ano é extremamente favorável a ocorrência de doenças como manchas, giberela e brusone. O curso acontece durante toda a quarta-feira, no Parque da Coopavel, com início às 8h.
Na programação do Show Rural de inverno, a Embrapa apresenta os trabalhos com integração lavoura-pecuária. Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, Renato Fontaneli, a utilização do trigo de duplo propósito, destinado tanto ao pastejo como à produção de grãos, garante ao produtor alimentação animal no período de maior escassez de forragens: “No sul do Brasil é conhecida a carência forrageira qualitativa e quantitativa durante o período frio nas regiões de pecuária de corte tradicional do Rio Grande do Sul, Planalto de Lages em Santa Catarina e Campos Gerais do Paraná. Há abundância de forragem no inverno e início de primavera, mas há falta de forragem de bom valor nutritivo no outono, pois as espécies de verão estão maturando, com baixa qualidade e, as forrageiras anuais de inverno estão em estabelecimento. Em resumo, os meses mais críticos nesse caso, março-abril-maio é conhecido como vazio forrageiro outonal. A utilização de cereais de inverno de duplo-propósito (DP) é uma alternativa para minimizar esse gargalo, para aumentar o leque de opções de geração de renda no inverno”.
Joseani M. Antunes
Embrapa Trigo
(54)3316.5800 / http//:www.cnpt.embrapa.br/
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura