Embrapa oferece cursos gratuitos sobre mandioca no e-Campo

Plataforma on-line é vinculada ao Ministério da Agricultura; capacitações possuem quatro horas de conteúdo

08.12.2025 | 17:08 (UTC -3)
Léa Cunha

Duas capacitações estratégicas gratuitas para quem trabalha ou pretende trabalhar com mandioca de mesa estão disponíveis na plataforma e-Campo, destinada à oferta de capacitações on-line desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura (Mapa), e seus parceiros. 

O curso “Planejamento do negócio para a agricultura familiar” tem como objetivo ajudar a identificar a importância do planejamento de negócio, diferenciando planejamento estratégico e operacional e identificando conceitos de empreendedorismo e inovação, bem como os cuidados necessários para elaboração de um bom plano de negócios. É ministrado pelo pesquisador Gilmar Souza, do Núcleo de Ações Estratégicas da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), e tem quatro horas de conteúdo.

Já o curso “Boas práticas na colheita e manejo pós-colheita de mandioca de mesa para processamento”, é apresentado pelas pesquisadoras Luciana Oliveira e Fabiana Sasaki, também da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Elas explicam como evitar danos mecânicos, mostram aspectos gerais sobre a deterioração fisiológica da pós-colheita e proporcionam o conhecimento sobre os compostos cianogênicos presentes na mandioca, orientando o processamento mais eficiente para a eliminação desses compostos.

Os dois cursos são resultado de uma parceria entre a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e direcionados a agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), produtores, estudantes de escolas técnicas, institutos federais e graduação em geral e integrantes de cooperativas e associações. Estão diretamente relacionados com a legislação e a política pública de apoio à agricultura familiar, em conformidade com a Lei 11.326/2006, alinhados com a Política Nacional de Assistência e Extensão Rural (Ater) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs) 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação) e 12 (Consumo e produção responsáveis).

O acesso aos cursos é possível pelo período de 30 dias, a contar da data de inscrição, e tem direito a certificado. Mais informações sobre “Planejamento do negócio para a agricultura familiar” (https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=688) e sobre “Boas práticas na colheita e manejo pós-colheita de mandioca de mesa para processamento” (https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=687).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Background Newsletter

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura