Embrapa oferece curso sobre avaliação da qualidade de produtos à base de Trichoderma

09.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Cristina Tordin

Trichoderma é o principal agente de biocontrole de doenças de plantas comercializado no Brasil. Diversos produtos contendo esse bioagente estão registrados e disponíveis no mercado, contudo outros estão em processo de registro no Mapa.

Com isso, há a necessidade de padronizar as metodologias para a sua avaliação, tanto para o setor de qualidade das biofábricas, quanto para os órgãos de fiscalização e, principalmente, para os agricultores usuários.

Assim, no âmbito do projeto Qualibio, da Embrapa, foram desenvolvidas metodologias para realizar essas avaliações. Esse projeto teve a participação da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antonio de Goias, GO), Epamig (Viçosa, MG), Instituto Biológico, Ceplac/Cepec e Universidade Federal de Pelotas, contando com o financiamento do CNPq.

Essas metodologias podem ser aprendidas no curso teórico e prático sobre avaliação da qualidade de produtos à base de Trichoderma, que será realizado na Embrapa Meio Ambiente, de 18 a 20 de setembro de 2012.

Conforme o organizador do curso, Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, “até o momento foram realizados dois cursos aqui em nossa Unidade e um na Universidade Federal de Lavras, MG, com retorno positivo dos participantes que já estão utilizando as metodologias como rotina nos laboratórios”.

“O uso dessas metodologias padronizadas auxilia na promoção e legalização dos produtos, bem como garante a sua qualidade e efetividade, repercutindo na melhoria dos produtos biológicos nacionais e, consequentemente, aumentando seu mercado consumidor”, diz Bettiol.

Estão previstos temas como a importância da padronização de metodologias para avaliação da conformidade de produtos contendo agentes de biocontrole, aspectos gerais sobre Trichoderma como agente biológico para o controle de doenças de plantas, metodologias para a sua quantificação para formulados em pó-molhável, esporos concentrados e grânulos, preparo e execução das metodologias para a análise quali-quantitativa de produtos comerciais à base de Trichoderma spp., leitura e contagem do número de esporos ativos e germinados ao microscópio óptico, identificação molecular e morfológica de Trichoderma, preservação de isolados, avaliação de contaminantes presentes em produtos a base de Trichoderma e avaliação do teste de microgotas e determinação do número de unidades formadoras de colônias (UFC). Ao final do evento, os participantes irão visitar uma casa de vegetação em Holambra, SP, onde o Trichoderma é utilizado em larga escala.

Para inscrições, acesse

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025