Embrapa obtém licenciamento de qualidade ambiental

08.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Clima Temperado informa que obteve a liberação da Licença de Operação Ambiental, emitida pela Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental.

O documento é fruto do trabalho desenvolvido pelo Comitê Local de Gestão Ambiental (CLGA), em parceria com administração da unidade de pesquisas, em Pelotas. A licença estabelece aspectos relacionados à emissão atmosférica, resíduos sólidos industriais e outros.

O processo de licenciamento iniciou em março de 2008, quando foi feito um levantamento de documentos referente ao uso de agrotóxicos, reagentes, sistemas de esgotos, água tratada, lixo gerado, que serviram de requisitos para o encaminhamento do licenciamento junto à Secretaria de Qualidade Ambiental de Pelotas.

O Chefe Geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, diz que a obtenção desse licenciamento reforça que a Unidade de pesquisa atende todos os requisitos para o desenvolvimento de trabalhos de investigação, com procedimentos adequados e alinhados aos pré-requisitos da Prefeitura Municipal. “Essa licença é fruto de um trabalho de planejamento e adequação dos campos experimentais às boas práticas de produção agrícola e reforça a importância do CLGA”, destaca Waldyr.

A presidente do CLGA, pesquisadora Lilian Winckler Sosinski, enfatiza que essa conquista está alinhada aos princípios estabelecidos na Política de Gestão Ambiental da instituição, que prevê a adequação de estruturas e processos às inovações tecnológicas e científicas com foco ambiental e a transversalidade da gestão ambiental, que torna as ações ambientais constantes em todos os níveis de atuação da Embrapa Clima Temperado.

Os membros do CLGA, Janni André Haerter, responsável pela base física da Sede da Embrapa, na Cascata(Pelotas) e José Faustini pela base das Terras Baixas(Capão do Leão), vem atuando na efetivação desse processo. Segundo José Faustini, a Estação Experimental de Terras Baixas-ETB, obteve a divulgação do licenciamento no final do mês de setembro deste ano. “A ETB está apta a desenvolver pesquisa agrícola e a realizar estudos e laudos com registro de agrotóxicos e afins, emitidos pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental –Fepam”, conta Faustini.

Cristiane Betemps

Embrapa Clima Temperado

(53) 3275-8113 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025