Manual orienta a recuperação de áreas degradadas na Caatinga
Termina nesta sexta-feira (25) o curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF) ministrado por pesquisadores e técnicos da Embrapa Agroindústria de Alimentos em Caucaia (CE). Vinte e cinco pessoas serão capacitadas, sendo a maioria técnicos da EMATER. Ainda este ano serão ministrados cursos em outros oito estados. A Embrapa disponibiliza um livro sobre recomendações em BPF para download gratuito na sua própria página na internet.
A capacitação em BPF tem o objetivo de compartilhar informações para agentes multiplicadores e deixá-los aptos para difundir e implementar as práticas junto aos atores das pequenas agroindústrias.
A falta de informação é apontada como o principal fator de ocorrências de não-conformidades nas rotinas da Vigilância Sanitária. O fato muitas vezes resulta em problemas de contaminação de alimentos, colocando em risco a saúde do consumidor. A adoção de BPF garante a segurança no processamento dos alimentos e contribui para reduzir custos de produção.
Ao final do curso, espera-se que cada participante compreenda os principais fatores de deterioração e contaminação dos alimentos, conheça práticas que evitam a depreciação prematura e tenha condições de elaborar manuais de boas práticas.
O livro Recomendações Básicas para a Aplicação das Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação na Agricultura Familiar pode ser baixado gratuitamente na página da Embrapa Agroindústria de Alimentos (http://www.ctaa.embrapa.br), no link Publicações e Publicações Disponíveis.
Em 2011 também serão ministrados cursos de BPF para turmas em Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Goiás, Piauí, Bahia e Espírito Santo.
Soraya Pereira
Embrapa Agroindústria de Alimentos
(21) 3622-9739
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura