Embrapa Meio Ambiente esta na 27ª Hortitec

A Embrapa Meio Ambiente apresenta tecnologias e práticas agrícolas voltadas para a sustentabilidade da agricultura brasileira

23.06.2022 | 15:41 (UTC -3)
Cristina Tordin

A Embrapa Meio Ambiente participa da Hortitec 2022 – exposição técnica de horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas, de 22 a 24 de junho de 2022, em Holambra, SP, com tecnologias e práticas agrícolas voltadas para a sustentabilidade da agricultura brasileira.

Uma delas é o dispositivo de indução para eletrificação de jatos de gotas de bicos hidráulicos. Esse dispositivo permite adaptar o uso da eletrostática em pulverizadores terrestres com bicos hidráulicos convencionais. Além disso, permite o uso da pulverização eletrostática nas diversas culturas agrícolas, sendo adaptável aos pulverizadores terrestres convencionais.

"Os sistemas de indução, desenvolvidos e aplicados nesse dispositivo, operam com baixas magnitudos de tensão e objetivam reduzir o fenômeno de retro atração de gotas carregadas eletricamente, bem como evitar o acúmulo excessivo de líquido sobre as superfícies expostas do bico pulverizador, o que afetaria diretamente sua eficiência de operação e a qualidade do processo de deposição eletrostática, explica o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Aldemir Chaim. "A maior eficiência da pulverização eletrostática tende a demandar menor quantidade inseticidas e outros agrotóxicos ao longo do ciclo das culturas, diminuindo os custos e favorecendo o meio ambiente", destaca o pesquisador.

"Nesta edição da Hortitec, explica o pesquisador Cristiano Menezes, focamos no tema da importância das abelhas sem ferrão para a produção de alimentos, especialmente para o setor hortifrúti. A exposição contará com frutos que dependem de polinização por abelhas, onde as pessoas poderão ver na prática o que muda quando as flores desses cultivos não são devidamente polinizadas. Apresentaremos algumas alternativas práticas que o agricultor pode adotar em seus cultivos para aumentar a diversidade e abundância de polinizadores na sua área", destaca o pesquisador.

O Auras, tecnologia da Embrapa em parceria com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola, também será apresentada em detalhes na exposição. A solução tem como base uma rizobactéria isolada da raiz do mandacaru. De acordo com o pesquisador da Embrapa Itamar Soares de Melo, o isolado CMAA 1363, que é a única cepa de Bacillus aryabhattai validada pela Embrapa, apresenta propriedades que contribuem para o sólido desenvolvimento dos cultivos em momentos de estresse abióticos. “Os resultados, após 12 anos de pesquisas, comprovaram a eficácia da rizobactéria como base de um bioinsumo para aumentar a resiliência das lavouras e a capacidade de tolerar longos períodos de estiagem e altas temperaturas”, destaca ele.

Uma das boas práticas agrícolas, que estão no estande da Embrapa, é a Produção Integrada de Morango (PIMo), que busca elevar os padrões de qualidade dos frutos, agregando valor, já que permite a rastreabilidade de todas as etapas da produção. A produção integrada (PI Brasil), coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foca na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos de alta qualidade. O Programa PIMo teve início ainda em 2006, coordenado pela Embrapa Meio Ambiente.

A pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do Programa, Fagoni Calegario destaca que no campo este sistema reduz custos de produção, permite a conservação ambiental, traz segurança para o trabalhador rural, rentabilidade da lavoura e maior desenvolvimento regional.

De acordo com os organizadores da Hortitec, a edição de 2022 reunirá 470 empresas expositoras brasileiras e estrangeiras e espera receber cerca de 30 mil visitantes, de diversas regiões do País e do exterior.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024