Bayer CropScience destaca CropStar no Congresso Brasileiro de Entomologia
A Embrapa mostrou o trabalho desenvolvido para incentivar o surgimento de micro e pequenas empresas inovadoras no Brasil, durante o XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizado pela ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) em Campo Grande (MS), entre os dias 20 e 24 de setembro.
Genésio Vasconcelos, que compõe a equipe de Coordenação Nacional do Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa (Proeta), citou como exemplos do trabalho da Embrapa, empresas como a BioClone (mudas clonadas), a Cultivis e a Blazei Brazil (ambas com produção de cogumelo) que já comercializam produtos e serviços, fazendo diferença no mercado em que estão inseridas. “Além delas, temos outras empresas que estão em fase de finalização de seus produtos e que, em breve, entrarão no mercado, oferecendo soluções tecnológicas para a sociedade”.
Ele afirmou que o evento foi uma excelente oportunidade para a troca de experiências sobre o que as instituições têm feito para contribuir com o avanço do agronegócio no Brasil e na América do Sul. “Estas empresas são essenciais no fomento do agronegócio inovador, trazendo soluções que potencializam os resultados do setor”.
Genésio Vasconcelos foi um dos debatedores da sessão plenária que discutiu o mercado do agronegócio para as micro e pequenas empresas inovadoras. A mesma sessão teve como palestrante Sylvie Altman (gerente de agroindústria da Fundação Chile), como debatedor Helinton Rocha (secretário substituto da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e como moderador Paulo Alvim (gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Agronegócio do SEBRAE).
Sobre o Seminário Nacional 2010
Sob o tema “Desbravando campos inovadores, desenvolvendo empreendimentos sustentáveis”, o XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XVIII Workshop ANPROTEC trouxeram uma visão abrangente e objetiva do papel relevante que Parques e Incubadoras continuarão a desempenhar na trajetória de desenvolvimento do País.
Realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o evento contou com a organização local da Prefeitura Municipal de Campo Grande apoiada pela Rede Sul-Matogrossense de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (RedeMS).
Durante o seminário foram realizados mini-cursos, palestras e debates sobre como o empreendedorismo inovador pode e deve acelerar o desenvolvimento econômico e social do Brasil, tendo como premissas o uso sustentável da biodiversidade, o aproveitamento responsável de novos segmentos de mercado e a atenção à redução das desigualdades regionais.
Mais informações no site: www.seminarionacional.com.br
Verônica Freire
Embrapa Agroindústria Tropical
(85) 3391-7117
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura