Walter Horita eleito para novo mandato na Aiba
A Embrapa Clima Temperado lança dois livros amanhã, sexta-feira, 12 de novembro, na 38ª Feira do Livro de Pelotas, a partir das 17 horas, no espaço de lançamentos, na Praça Coronel Pedro Osório. Os dois títulos saem com o selo da Embrapa e mostram dois assuntos da ordem do dia da pesquisa agropecuária. O primeiro refere o processo de transgenia, fruto da engenharia genética e o segundo as questões relativas a gestão do conhecimento.
O livro sobre a história dos transgênicos no Rio Grande Sul mostra como o assunto surgiu publicamente, nos jornais, desde 1995, e passou a evoluir rapidamente com a entrada da soja transgênica nas lavouras gaúchas, em 1996, passando a ocupar o principal destaque das mídias no ano de 1999, quando o assunto chegou à liderança da discussão pública no Estado. Escrito pelo jornalista e pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Antonio Heberlê, o livro se constitui numa fonte de dados sobre como as diferentes setores da sociedade se posicionaram sobre o tema nos últimos anos.
No livro sobre gestão do conhecimento, a proposta é uma discussão sobre a importância desta temática em instituições diretamente ligadas ao conhecimento, como é o caso da Embrapa. Uma das curiosidades é a forma com que o conhecimento tácito, aquele que está na memória dos cientistas e dificilmente aparece, pode ser melhor aproveitado pelos institutos de pesquisa. Dedicado a alunos e estudiosos do assunto, este livro é resultado da reflexão teórica da tese de doutoramento do também embrapiano Márcio Magnani e o texto foi transformado em livro por Antonio Heberlê, com o qual divide a co-autoria.
Os lançamentos estão programados para acontecer a partir das 17 horas de hoje, com sessão de autógrafos e um pequeno relato sobre as publicações, no local de lançamentos da Feira do Livro.
Christiane Rodrigues Congro
Embrapa Clima Temperado
(53) 3275-8113
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura