Embrapa inicia testes agrícolas em missão espacial

Sementes do grão-de-bico BRS Aleppo e as cultivares de batata-doce Beauregard e Covington participam do experimento

14.04.2025 | 15:27 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Paula Rodrigues
Foto: Rogério Monteiro
Foto: Rogério Monteiro

A Embrapa iniciou um inédito experimento de agricultura espacial com batata-doce e grão-de-bico, cultivados em condições suborbitais por meio de uma missão da Blue Origin, lançada em 14 de abril. A pesquisa faz parte da Rede Space Farming Brazil, parceria entre a Embrapa e a Agência Espacial Brasileira (AEB), com foco na produção de alimentos em ambientes fora da Terra.

No voo, foram levadas cultivares de batata-doce Beauregard e Covington e sementes da cultivar brasileira de grão-de-bico BRS Aleppo. Os experimentos serão conduzidos pela astronauta e engenheira Aisha Bowe, da Winston-Salem State University, nos Estados Unidos.

Foto: Paula Rodrigues
Foto: Paula Rodrigues

As duas espécies foram escolhidas por suas qualidades nutricionais e adaptabilidade a ambientes extremos — características essenciais para o cultivo em locais como a Lua, Marte ou estações espaciais. O objetivo da pesquisa é desenvolver plantas mais resistentes, com crescimento eficiente em baixa gravidade, escassez de água e alta radiação.

Segundo os cientistas envolvidos, os resultados podem acelerar o melhoramento genético de cultivares aqui na Terra, além de gerar inovações tecnológicas para a agricultura brasileira, especialmente frente aos desafios das mudanças climáticas.

Foto: Juliana Sussai
Foto: Juliana Sussai

Atualmente, a Rede Space Farming Brazil reúne 56 pesquisadores de 22 instituições nacionais e internacionais. O projeto também marca a inserção do Brasil no programa Artemis, da NASA, voltado à exploração do espaço em parceria global.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025