FMC anuncia Sofero Fall contra "Spodoptera frugiperda"
O produto utiliza tecnologia baseada na interrupção da cópula da praga
A nova Instrução Normativa 23/2024, que estabelece ações e estratégias a partir da criação do Programa de Defesa e Desenvolvimento da Citricultura do Rio Grande do Sul (Pró-Citros), foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta semana. Vinculado a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o Programa tem por objetivo incentivar, fomentar, defender e coordenar ações com vistas ao desenvolvimento de uma citricultura moderna, sustentável e competitiva.
Entre os objetivos estão o aumento da produtividade dos pomares, a qualificação da produção citrícola para o mercado interno e externo, fortalecer polos regionais de comercialização e evitar pragas e doenças.
O instrumento deve atingir os citricultores de todo o estado, com ênfase nos municípios com produção de citros nas regiões do Alto Uruguai, Planalto Médio, Vales do Caí e Taquari, Serra e Fronteira Oeste. “Aqueles municípios que possuam ações, projetos ou programas municipais alinhados com o Pró-Citros terão prioridade”, diz a Instrução Normativa.
De acordo com o diretor do Departamento de Defesa Vegetal (DDV/Seapi), Ricardo Felicetti, entre as ações a serem promovidas pelo Programa estão o estabelecimento de rede de vigilância e notificação, a composição de matriz de risco aplicada ao greening - maior doença registrada no mundo, mas que não tem no Rio Grande do Sul - a promoção de capacitações em fitossanidade de citros, o estabelecimento de programa de mudas cítricas indenes (sem pragas ou doenças), a promoção de eventos de conscientização e a assinatura de acordos de cooperação entre municípios e entidades.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura