Embrapa inicia execução de projeto em apoio à agricultura de baixa emissão de carbono

Iniciativa visa o sequestro de carbono como ação mitigadora da emissão de gases do efeito estufa

28.11.2023 | 13:45 (UTC -3)
Joana Silva
Foto: Gisele Rosso
Foto: Gisele Rosso

Pesquisadores de instituições públicas e privadas estarão reunidos hoje (28) e na quarta-feira (29), em São Carlos (SP), para discutir e dar início à execução de um amplo projeto em apoio à agricultura de baixa emissão de carbono. Com foco em sistemas integrados e intensificados de produção agropecuária, o projeto liderado pela Embrapa preconiza análises detalhadas de experimentos de campo de longa duração, visando o sequestro de carbono como ação mitigadora da emissão de gases do efeito estufa (GEE).

Para isso, as análises serão conduzidas em experimentos de instituições públicas e propriedades privadas do estado de São Paulo, com a utilização de métodos e técnicas analíticas de última geração, como o emprego de laser para medir carbono no solo.

Neste momento, o encontro com profissionais de cinco instituições será sediado pelos dois centros da Embrapa em São Carlos – a Instrumentação, coordenadora do projeto, e a Pecuária Sudeste. No primeiro dia, será realizado no período da tarde e no segundo, durante a manhã, com visita aos ensaios em campo e laboratórios dos dois centros da Embrapa.

Compartilhar

Mosaic Fevereiro Marco 2024