Evento sobre agricultura regenerativa chega a Brasília em dezembro

Workshop vai discutir a importância dos Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais na nutrição de solo e planta

27.11.2023 | 13:03 (UTC -3)
Jéssica Januário

A produção agrícola brasileira depende hoje de mais de 85% de fertilizantes importados para se viabilizar. É o que indica a Agência Senado. Essa dependência faz com que a agropecuária brasileira fique à mercê das oscilações do mercado internacional de fertilizantes, tanto em relação ao preço quanto à disponibilidade de fornecimento. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Produtores de Remineralizadores e Fertilizantes Naturais (Abrefen) em parceria com o Grupo de Agricultores Associados (GAAS) e a Embrapa, realizará nos dias 5 a 7 de dezembro o “Workshop Remineralizadores – Tropicalizando as Soluções da Natureza para uma Agricultura Regenerativa: da mineração à mesa e seus reflexos climáticos”.

Com a temática sobre remineralização de solos, tecnologias sustentáveis e agricultura climaticamente responsável, o workshop visa apresentar e discutir os impactos econômicos, produtivos e ambientais dos Remineralizadores de Solos (REM), desde a sua produção até chegar ao consumidor final. Serão tratados, em particular, o potencial de captura de carbono atmosférico no solo pelos REM, considerando as condições tropicais e o perfil produtivo da agricultura brasileira. 

Além disso, o encontro também pretende promover o intercâmbio de saberes e experiências entre produtores rurais, profissionais da área agronômica e empresas do setor situadas no Brasil e no exterior.

“Avanços e desafios dos REM no setor mineral”, “Avanços e desafios da agricultura regenerativa nos trópicos” e “Sequestro de carbono” são os principais assuntos a serem aprofundados na programação científica, que conta com a participação de vários pesquisadores e autoridades do ramo, representantes da Embrapa, UnB, GAAS e dos Ministérios (Mapa, MME, MDA, MMA e MDIC).

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro