Secretária Lygia Pupatto entrega maquinário agrícola ao IAPAR
Tecnologias para conservação de plantas serão apresentadas ao público em evento em shopping na capital federal. Os visitantes vão ganhar sementes de copaíba.
Em homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade, comemorado em 2010, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 43 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vai apresentar ao público de Brasília uma das formas de conservar espécies vegetais de importância para a alimentação e agricultura. Trata-se da conservação in vitro, ou em tubos de ensaio, utilizada para conservar mudas de plantas para as futuras gerações. Além de ser uma forma eficiente de preservação, a conservação in vitro vai encantar o público, pois é visualmente muito chamativa. Quem quiser conferir essa tecnologia, pode visitar a 138ª Feira Botânica do Shopping CasaPark nos dias 26, 27 e 28 em Brasília, DF.
O público que visitar o estande da Embrapa na Feira vai ganhar sementes de copaíba para poder dar também a sua contribuição para a preservação da nossa biodiversidade. A copaíba, conhecida ainda como pau-de-óleo ou copaúba, é uma espécie de madeira moderadamente densa, que fornece o bálsamo ou óleo de copaíba, um líquido transparente e terapêutico, também usado como combustível. As sementes vêm acompanhadas de um folheto com instruções para plantar e informações sobre a espécie.
Conservação in vitro: uma das formas de preservação e uso sustentável de nossos recursos genéticos
Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia investe na conservação e uso de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos desde a sua criação há 35 anos. O objetivo geral é conservar e estimular o uso sustentável da diversidade genética, com ênfase na coleta, enriquecimento, caracterização, valorização e documentação da informação relacionada a esses recursos genéticos.
A conservação in vitro é indicada para as espécies de plantas cujas sementes não suportam baixas temperaturas e umidade. Atualmente, o banco genético in vitro da Unidade conta com mais de 15 espécies conservadas, incluindo: abacaxi, aspargo, cará, ginseng-brasileiro, morango, batata-doce, mandioca, menta, orégano, batata, estévia, baunilha, videira e inhame.
A 138ª Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro (sexta e sábado), de 10 às 22 horas, e no dia 28 (domingo) de 12 às 20 horas. Confira!
Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
(61) 3448-4769 e 3340-3672 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura