Bayer CropScience apresenta dois novos gerentes
Pela primeira vez a Fundação Pró-Sementes de Apoio a Pesquisa disponibiliza o resultado dos ensaios de cultivares registradas (ECR) indicadas para os estados do Paraná e São Paulo.
O relatório completo de desempenho já está disponível do site da fundação e pode ser acessado no
Os ensaios foram constituídos por cultivares, de ciclos precoce e médio, desenvolvidas pelos diferentes obtentores e indicadas, segundo o zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para as regiões tritícolas do Paraná e de São Paulo. Foram testadas 59 cultivares nos municípios de Guarapuava, Campo Mourão, Cascavel e Nova Fátima, no Paraná e 41 cultivares em São Paulo, em Taquarivaí e Bernardino de Campos, com a colaboração de seis obtentores.
O assessor do Conselho Diretor da Fundação Pró-Sementes, engenheiro-agrônomo Rui Colvara Rosinha, lembra que o objetivo principal desses ensaios é o de fornecer informações técnicas sobre cada cultivar, auxiliando o produtor na tomada de decisão. Os resultados começam a se tornar a base de informação técnica. “Não pretendemos substituir os testes que já existem no mercado, apenas garantir que o produtor tenha uma outra ferramenta de análise”, destaca.
Desde a safra 2007/08, a Fundação Pró-Sementes vem realizando ensaios com as variedades de trigo registradas no MAPA, indicadas para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Os resultados dos ensaios de trigo da safra 2009, no Rio Grande do Sul, serão disponibilizados em março.
Daiane Colla
Assessoria de Comunicação Fundação Pró-Sementes
(54) 3314.8983
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura