Vinícola Almadén realiza colheita mecânica com tecnologia francesa
Na última semana, a Embrapa, por meio da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e do Escritório de Negócios de Campinas, da Embrapa Transferência de Tecnologia de Campinas, firmou acordo com a Usina Açucareira Guaíra para o desenvolvimento de pesquisas com cana-de-açúcar. O acordo é parte dos esforços de aproximação do setor com a Empresa – cuja diretoria assinou, em 2009, convênio de cooperação técnica e científica com a União dos Produtores de Bionergia (Udop).
O objetivo é gerar inovações que promovam o desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético na região Centro-sul, explica o pesquisador do Escritório de Negócios de Campinas, Pedro Abel. Ele ressalta que o trabalho de identificação de demandas do segmento foi intensificada nos últimos dois anos e a parceria é um dos resultados.
Plantio Direto - Ao lado dos pesquisadores Ricardo Figueiredo e Nilza Patrícia Ramos, ambos da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Abel integrou a equipe que promoveu a reunião da quinta-feira (23) com o presidente da Usina Guaíra, Eduardo Motta e em que a parceria foi acertada. O pioneirismo da Usina na adoção do sistema de plantio direto interessa aos pesquisadores da Embrapa.
Dois projetos de pesquisa deverão ser instalados ainda este ano, um deles com manejo da palha e outro com rotação dos cultivos de cana-de-açúcar e oleaginosas. A Guaíra tem capacidade de produção diária de 480 mil litros de álcool hidratado, mil toneladas de açúcar e gera cerca de 2.700 empregos diretos.
O Escritório de Negócios de Campinas atuou na articulação entre os pesquisadores da Embrapa e o setor produtivo desde o início e, para o gerente do Escritório, Fernando Matsuura, num futuro próximo a parceria renderá bons resultados para a cadeia produtiva e para o mercado.
Feicana – A interação de pesquisadores e agentes de negócios da Embrapa com o setor produtivo ocorrida durante a Feira de Negócios do Setor de Energia (Feicana) acelerou o estabelecimento da parceria com a Usina Guairá.
Os projetos de manejo da palha e de rotação da cana com oleaginosas estavam entre aqueles que o Escritório de Negócios de Campinas apresentou ao público do evento - realizado entre os dias 15 e 17, em Araçatuba/SP. O Escritório também levou para a Feicana informações sobre o monitoramento da safra de cana por imagem de satélite e dos gases de efeito estufa.
Valéria Costa
Embrapa Transferência de Tecnologia
(19) 3749-8894
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura