Alteração Organizacional na presidência da BASF na América do Sul
De 30 de outubro a 1º de novembro, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical participou da V Expoflores, em Cruz das Almas/BA.
O evento, que aconteceu na Praça Senador Themístocles, no centro da cidade, foi composto por diversas atividades, como palestras, minicursos, exposição e venda de flores, plantas ornamentais, acessórios para jardins, insumos para floricultura, equipamentos para irrigação, artesanatos e shows musicais.
A Embrapa disponibilizou no estande diversas tecnologias geradas ou utilizadas pela empresa nos seus trabalhos de pesquisa, como cultura de tecidos in vitro, mandiocas biofortificadas e fruteiras ornamentais. “A Embrapa participa da Expoflores desde a primeira edição e o evento é sempre uma oportunidade ímpar de estarmos mais próximos da comunidade”, afirma Alberto Duarte Vilarinhos, chefe adjunto de Comunicação e Negócios.
Inovação
Este ano, a Embrapa divulgou na Expoflores os jardins in vitro, arranjos que utilizam bromélias nativas (incluindo híbridos de abacaxi) e componentes não vegetais, como seixos de quartzo, argila, areias e palhas. Formados a partir de plantas propagadas em laboratório, os jardins in vitro podem se constituir num produto inovador no mercado de flores e plantas ornamentais, pois não existem concorrentes.
“O estabelecimento de diferentes espécies em um mesmo recipiente e meio de cultura forma um conjunto harmonioso que associa uma tecnologia de ponta à criatividade, gerando produtos diferenciados e interessantes de vasta aplicação”, explica a pesquisadora Fernanda Vidigal Duarte Souza.
O jardim in vitro pode ser utilizado em propagandas personalizadas, lembranças para eventos especiais (casamentos, aniversários, bodas, chás de cozinha etc.), ornamentação de lojas e venda direta em floriculturas ou supermercados. Os recipientes que abrigam os jardins in vitro são de formato e tamanho diferenciados.
A Expoflores foi realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Embrapa, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
Em paralelo à Expoflores, aconteceu a IV Mostra de Empreendedorismo Social e Empresarial do Município de Cruz das Almas, em que as empresas locais apresentaram tecnologias que podem ser utilizadas por pequenos produtores.
Léa Cunha
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
(75) 3312-8076 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura