ABCSEM tem novos gestores à frente da entidade em 2022
Associação tem nova presidente no comando e será conduzida por um novo secretário executivo, que estará à frente das relações institucionais
Incentivar o uso de tecnologias sustentáveis na produção de grãos no cerrado de Minas Gerais é o objetivo principal de uma parceria firmada nesta terça-feira (12.4), em Belo Horizonte, entre a Embrapa Cerrados e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Por meio do LabAgroMinas, produtores que queiram aplicar soluções mais sustentáveis em suas propriedades, como a utilização de remineralizadores de solo (pó de rocha) e outras inovações, poderão contar com assistência técnica capacitada pela Embrapa. O programa terá duração inicialmente prevista de cinco anos.
Nesta primeira fase, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas foram as regiões escolhidas para receberem o LabAgroMinas. Serão selecionados 18 projetos em fazendas de grãos de médio e grande portes (acima de 500 hectares).
A solenidade contou com a presença do Subsecretário de Política e Economia Agropecuária de MG João Ricardo Albanez, do chefe da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, do presidente do BDMG, Marcelo Bonfim, do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Antonio Galvan, além de pesquisadores, produtores e representantes de entidades de classe.
“Esta parceria entre Embrapa Cerrados e o BDMG é muito importante para desenvolver a produção de grãos no cerrado mineiro, que já uma grande produtora de grãos no Estado e tem um enorme potencial para crescer em nível nacional. A Aprosoja Brasil, as Aprosojas Estaduais e o GAAS apoiam por completo este tipo de iniciativa”, destacou Galvan.
Também prestigiaram o evento o presidente da Aprosoja Tocantins, Dari Fronza, o diretor da Aprosoja Minas Gerais, Luiz Saad, o presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), Rogério Vian, além do coordenador de Suporte à Inovação Embrapa Cerrados, Chang Wilches.
Além disso, o LabAgroMinas será implementado em sinergia com outras iniciativas mediadas pela Embrapa Cerrados, com participação intensiva da VLI S/A, APROSOJA e o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Associação tem nova presidente no comando e será conduzida por um novo secretário executivo, que estará à frente das relações institucionais
As chamadas pulses, como feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha, e as colheitas especiais, como gergelim, amendoim, milho pipoca, têm despertado o interesse dos produtores do Mato Grosso como alternativas para diversificar o sistema de produção