Embrapa capacita técnicos do Pró-Rural em culturas do milho, feijão-caupi e mandioca

05.09.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) realiza, de 09 a 14 de setembro, o curso “Culturas Alimentares”, com o objetivo de capacitar técnicos e bolsistas sobre conhecimentos e tecnologias de produção das culturas do milho, feijão-caupi e mandioca. Os profissionais que participam da capacitação vão atuar no projeto Estratégias de Socialização e Transferência de Conhecimentos para Adoção de Inovações Tecnológicas nas Culturas Alimentares pelos Agricultores Familiares do Amazonas, coordenado pela empresa dentro do Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural – Pró-Rural (Residência Agrária).

Através do projeto, os técnicos e bolsistas vão trabalhar como agentes de transferência de tecnologia, no âmbito das culturas alimentares, em 21 municípios do interior do Estado: Tefé, Itamarati, São Gabriel da Cachoeira, Apuí, Barcelos, Canutama, Borba, Ipixuna, Beruri, Guajará, Itapiranga, Uarini, Caapiranga, Humaitá, Envira, Japurá, Maraã, Tapauá, Santa Isabel do Rio Negro, Anori e Eirunepé.

Dos seis dias de capacitação, cinco acontecem na Inspetoria Missionária Laura Vicuña (Avenida André Araújo, 25, Aleixo, Manaus, AM) e um no Campo Experimental do Caldeirão (Rodovia Manoel Urbano, Km 13, Estrada do Caldeirão, Iranduba, AM).

A atividade conta com apoio da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas) e Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado Amazonas). O curso tem em seu rol de instrutores os pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, Gilvan Coimbra Martins, Inocencio Junior de Oliveira, Miguel Costa Dias, Mirza Carla Normando Pereira e Rosângela dos Reis Guimarães, e o analista da Embrapa Amazônia Ocidental, Raimundo Nonato Carvalho da Rocha.

Atuação dos técnicos

Os técnicos atuarão no interior do Estado buscando promover a adoção de inovações tecnológicas pelos agricultores familiares produtores de milho, feijão-caupi e mandioca. A ação visa aumentar a produtividade dessas culturas e, com isso, proporcionar aumento da oferta de alimentos no mercado, da renda familiar, da segurança alimentar e da qualidade de vida dessas populações.

Além disso, vislumbra-se que o uso de tecnologias adequadas à realidade das condições socioambientais do Estado promova uma redução da prática do sistema de cultivo tradicional, com derruba e queima, uma vez que o uso de técnicas de manejo e conservação de solos possibilita o cultivo contínuo nessas áreas.

Pró-Rural

O Residência Agrária/Pró-Rural é um programa criado pela Sepror em parceria com a Fapeam e com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A ação é voltada para a difusão de novas técnicas de produção sustentável resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas, que buscarão alavancar a produção rural, o crescimento econômico, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios do interior do Amazonas.

Programação

09 de setembro – segunda-feira (Inspetoria Missionária Laura Vicuña)

8h – Abertura;

8h30min – Apresentação do projeto/ formulários/ Agricultura familiar e diagnóstico;

12h – Intervalo;

13h – Agricultura familiar e diagnóstico;

17h – Encerramento.

10 de setembro de 2013, terça-feira (Inspetoria Missionária Laura Vicuña)

8h – Noções de uso do GPS (Teoria);

12h – Intervalo;

13h - Noções de uso do GPS (Prática);

17h – Encerramento.

11 de setembro de 2013, quarta-feira (Campo Experimental do Caldeirão)

8h – Aspectos práticos sobre o manejo das culturas da mandioca, milho e feijão-caupi em ecossistemas de várzea e terra-firme;

12h – Intervalo;

13h – Aspectos práticos sobre o manejo das culturas da mandioca, milho e feijão-caupi em ecossistemas de várzea e terra-firme;

17h – Encerramento.

12 de setembro de 2013, quinta-feira (Inspetoria Missionária Laura Vicuña)

8h – Aspectos teóricos sobre o manejo da cultura da mandioca, em ecossistemas de várzea e terra-firme;

12h – Intervalo;

13h – Aspectos teóricos sobre o manejo da cultura da mandioca, em ecossistemas de várzea e terra-firme;

17h – Encerramento.

13 de setembro de 2013, sexta-feira (Inspetoria Missionária Laura Vicuña)

8h – Aspectos teóricos sobre o manejo da cultura do milho, em ecossistemas de várzea e terra-firme;

12h – Intervalo;

13h – Aspectos teóricos sobre o manejo da cultura do milho, em ecossistemas de várzea e terra-firme;

17h – Encerramento.

14 de setembro de 2013, sábado (Inspetoria Missionária Laura Vicuña)

8h – Aspectos teóricos sobre o manejo da cultura do feijão-caupi, em ecossistemas de várzea e terra-firme;

12h – Intervalo;

13h – Aspectos teóricos sobre o manejo da cultura do feijão-caupi, em ecossistemas de várzea e terra-firme;

17h – Encerramento.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro