Embrapa apresentou novidades em Ribeirão Preto

30.04.2009 | 20:59 (UTC -3)

Cultivares de banana resistente à Sigatoka negra, de feijão com alta produtividade de forragem e, também, tecnologia em sistemas fundamentais para tomadas de decisões rápidas e precisas, foram as novidades da Embrapa na Agrishow.

A Embrapa Transferência de Tecnologia apresentou a primeira banana registrada no Brasil, de sabor peculiar, casca fina de coloração amarelo-clara, polpa de coloração creme, bom equilíbrio entre açúcares e ácidos, aroma agradável e alta resistência ao despencamento. É resistente à Sigatoka-negra (principal doença da bananeira), Sigatoka-amarela e ao Mal-do-Panamá.

A variedade de feijão guandu, BRS Mandarim, desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste, tem alta produtividade de forragem, 10% superior à mais usada no Brasil, sendo indicada para a alimentação de bovinos. A BRS Mandarim é recomendada para uso na rotação de parte do canavial, a cada cinco anos, porque descompacta o solo e fixa nitrogênio.

Softwares - Desenvolvidos pelo pesquisador Lúcio André de Castro Jorge e lançados na feira, os softwares são para análise de troncos de madeira, de cobertura vegetal do solo e de folhas. O Anatro Livre é uma metodologia considerada precisa para os pesquisadores e silvicultores avaliarem o crescimento da árvore e a qualidade da madeira.

O Siscob também foi desenvolvido com técnicas avançadas de processamento baseadas em sistemas inteligentes. Avalia rapidamente e de forma precisa a cobertura vegetal do solo e classifica as imagens adquiridas para facilitar a quantificação de alterações e geração de mapas temáticos. O objetivo é monitorar pragas, doenças, deficiências na lavoura e outras necessidades específicas.

Já para a análise foliar, incidência de doenças, pragas e deficiências da planta, a partir de imagem digital, foi apresentado o AFSoft. O sistema auxilia na identificação e diagnóstico de deficiências nutricionais da planta, incidência de doenças e ataque de insetos, além de permitir medições de área, comprimento e largura da folha e de regiões danificadas.

Lis Weingärtner,

Mapa, com informações da Embrapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro