Fruticultura: mineiros discutem estratégias para exportação
O Corpo Técnico da Associação Brasileira de Angus (ABA) acompanhou uma série de atividades que envolveram capacitação e atualização como também padronização de critérios de seleção da raça Aberdeen Angus de 15 a 17 de abril.
As atividades ocorreram em alguns municípios da Metade Sul do Rio Grande do Sul. O treinamento proporcionado pelo Conselho Técnico da ABA contemplou ações teóricas, através de palestras, e parte prática, com simulações que mostravam o dia-a-dia do trabalho a campo dos profissionais.
Coordenada pela nova presidente do Conselho Técnico (CT) da ABA, Susana Macedo Salvador, e com o apoio da assessora técnica da ABA, Fernanda Kuhl, a reunião começou em Pelotas (RS), na sede da Associação Nacional de Criadores - Herd Book Collares (ANC), seguindo, no dia seguinte, na Estância Santa Eulália (Pelotas/RS), de propriedade do criador e presidente da Associação Brasileira de Angus, Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello. Já no terceiro dia, as visitas ocorreram na Cabanha Santa Joana (Santa Vitória do Palmar/RS), de Ulisses Amaral.
Na sede da ANC, foi apresentado o fluxo de trabalho e o organograma da entidade, além da apresentação dos funcionários. Na ocasião, o Conselho Técnico da ABA apresentou suas metas para 2009 e as atualizações do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). No segundo dia, ainda em Pelotas, o Corpo Técnico da ABA passou por treinamento e avaliação prática na Estância Santa Eulália. O proprietário apresentou o histórico da Santa Eulália e informou como é realizada sua seleção e os motivos que o levaram a optar pela criação de Angus. Em seguida, ocorreu treinamento de avaliação fenotípica orientado por representantes do Conselho Técnico da ABA. Estavam presentes Susana Salvador, Luis Müller, Ulisses Amaral, Luis Felipe Ferreira da Costa e Amilton Elias. A realização da prova prática ficou a cargo do Corpo Técnico. À tarde, o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fernando Velloso, conduziu uma palestra sobre as atualizações do programa de carnes da ABA. Os integrantes do Conselho Técnico também apresentaram as atividades que o CT desenvolveu em 2008 como o Teste de Progênie Angus. Encerrando a jornada do dia ainda ocorreu uma atividade teórica e um treinamento nas mangueiras de avaliação de desmame do Promebo/Angus. Além de observar a satisfação em receber os técnicos em sua propriedade, o presidente da Associação Brasileira de Angus ressaltou a importância da reunião e a necessidade de que seja realizada. “Através da reunião anual ocorrem troca de ideias e é a oportunidade do Conselho Técnico atualizar os técnicos a trabalharem com a maior uniformidade possível sob o comando da Susana Salvador.”
No terceiro e último dia da Reunião Anual do Corpo Técnico, os técnicos visitaram, em Santa Vitória do Palmar, rebanho de animais Puros de Origem e Puros por Cruza da Cabanha Santa Joana. Na Santa Joana, os técnicos acompanharam todas as etapas desenvolvidas no local, como cria, recria, preparo de touros para exposições e venda em remate. A propriedade realiza avaliações de todo o gado no Promebo/Angus desde 1988, e o processo de seleção do rebanho é sempre baseado no desempenho destes na avaliação genética. De acordo com Amaral, a visita do CT foi muito importante para afinar conceitos e mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Em 2007 recebemos o Prêmio Mérito Genético oferecido pela ABA. As atividades realizadas aqui aproximaram técnicos de diferentes regiões do Estado com a tecnologia usada em nossos animais” ressaltou.
A presidente do Conselho Técnico da ABA, Susana Salvador, comentou sobre o foco desta edição da Reunião Anual do Corpo Técnico da ABA. “Cada ano temos um foco e neste queríamos integrar o Corpo Técnico da Associação Brasileira de Angus e os funcionários da ANC, que é detentora dos registros da raça.” Susana ainda defendeu que a reunião também foi uma oportunidade importante de se solicitar uma atitude pró-ativa dos técnicos, já que “o Corpo Técnico da Angus é muito maduro e capacitado”. Para a assessora técnica da ABA, Fernanda Kuhl, as atividades realizadas nos três dias foram um sucesso. “A ida à Cabanha Santa Joana, por exemplo, teve grande valia. Foi proveitosa a visita, pois podemos conhecer uma propriedade que realmente utiliza as informações geradas pelas avaliações genéticas do Promebo como ferramenta de seleção em todo o rebanho.” Fernanda também observou a importância da visita à Santa Eulália. “Além dos técnicos visualizarem o rebanho Angus, foi uma oportunidade de se aproximarem e conhecerem o novo presidente da ABA que disponibilizou a propriedade e nos recebeu com café da manhã e almoço, com sua família.”
Informações adicionais sobre a Associação Brasileira de Angus: (51) 3328 9122 /
Fonte: Luciana Bueno Escritório de Comunicação (51) 9181 7734
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura