Cooperativismo e sustentabilidade são prioridades do Mapa
A Embrapa, vinculada ao Mapa, está presente com 16 unidades de pesquisas no Show Rural, em Cascavel/PR, um dos principais eventos de tecnologia em agropecuária do país. Agregação de Valor ao Produtor, Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e Sustentabilidade estão entre os temas principais discutidos pela empresa na feira. As atividades iniciaram na segunda-feira (6), com a abertura oficial do evento, e se estendem até sexta-feira (10).
A vitrine de tecnologias da Embrapa apresenta variedades de sorgo, milho, soja, feijão e forrageiras desenvolvidas pela empresa. Entre as novidades apresentada pela empresa nesse ano, a Estação do Conhecimento. O projeto é realizado em uma tenda onde são apresentadas palestras com orientações práticas aos produtores. Temas como a recuperação de pastagens degradadas, forrageiras na integração lavoura-pecuária, produção de minimilho e manejo integrado de pragas na cultura da soja estão inseridos na programação.
No espaço Casa da Embrapa, os visitantes também conhecem as tecnologias apresentadas e recebem orientações de como acessar as informações tecnológicas produzidas pela empresa de maneira gratuita, por meio da agência de informação e infoteca. Além disso, mais de 190 títulos estão à venda na livraria da vinculada.
Uma das técnicas apresentadas pela Embrapa é o projeto “Florestas energéticas na matriz da agroenergia brasileira”. Uma maquete mostra desde a origem da matéria-prima florestal na propriedade, até seus usos em forma de biocombustível. O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Ilpf) é outro assunto tratado pela vinculada. A Embrapa Florestas mostra o manejo da floresta no sistema. Além disso, apresenta os softwares que auxiliam na simulação de cenários e avaliação do rendimento futuro das florestas.
Tecnologias que contribuam para a produção agropecuária com baixa emissão de carbono são mostradas pela Embrapa Suínos e Aves. Na lista está o Biodigestor, uma tecnologia que agrega valor ao dejeto e oferece benefícios ambientais. A técnica permite que o produtor gere energia por meio do biogás e biofertilizante para uso na lavoura.
Insetos que podem ser usados no controle biológico de pragas são apresentados pela unidade Milho e Sorgo. Espécies de parasitóides e predadores podem evitar que doenças provoquem danos às plantas. A Embrapa Soja, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Transferência de Tecnologia, Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Mandioca e Fruticultura também apresentam suas tecnologias no evento.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura