Colheita de feijão no Rio Grande se encaminha para o final
As atenções do agronegócio brasileiro se voltam para Expodireto Cotrijal 2012, no município de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, na região do Alto do Jacuí, de 5 a 9 de março. Considerada uma das maiores feiras do setor, a Cotrijal tem alcançado ano a ano projeção internacional e a expectativa para essa edição não é diferente. Os bons prognósticos levam em conta a excelente comercialização dos espaços da feira, que ocupa uma área de 84 hectares. Ao todo, são 450 expositores.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participa, na segunda-feira (5), às 9h, da abertura oficial do evento. A cerimônia será no auditório do Parque da Expodireto. Após a abertura, o ministro visita a feira e vai até o estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Mapa. Como parte das ações do Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o ministro fará o lançamento da cartilha “Coopergênero, Cooperativismo e Igualdade de Gênero”. A publicação trabalha de forma lúdica com pré-adolescentes e adolescentes questões como a equidade de gênero na doutrina cooperativista.
Mendes Ribeiro Filho também participa do lançamento de duas novas cultivares desenvolvidas pela Embrapa. A BRS Centauro é uma variedade de aveia preta utilizada para a cobertura de solo e produção de forragem, uma das principais culturas de inverno do Rio Grande do Sul. A cultivar passa a ser uma alternativa de uso em substituição às populações de aveia preta comum, ainda utilizada em larga escala pelos agricultores. Já a BRS Resteveiro é uma leguminosa de inverno para solos úmidos recomendada para formação de pastagens em terras baixas. Pode ser cultivada antes ou depois do arroz e na rotação agricultura-pecuária com este cereal.
O Ministério participa da Expodireto com um estande de 250 m². No espaço, serão apresentados o trabalho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul (SFA-RS) e de sete unidades da Embrapa. Secretários do Mapa vão participar de reuniões e palestras ao longo da semana no estande. Temas como Política Agrícola, Projeções do Agronegócio, Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono serão tratados no estande.
Na “Vitrine de Tecnologias” da Embrapa os produtores poderão conferir diferentes combinações entre espécies para a agricultura, pecuária e floresta. Também estarão em exposição cultivares de Soja, Feijão, Trigo, Milho, Sorgo e outras. A Expodireto está na sua 13ª edição e a expectativa é de que circulem pela feira 160 mil pessoas, nos cinco dias de programação.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura