Embrapa apresenta resultados da 15ª Prova de Ganho de Peso

02.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

O encerramento da 15ª Prova de Ganho de Peso realizada pela Embrapa Gado de Corte, Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, aconteceu na sexta-feira, 28, na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande/MS.

Participaram da Prova 59 animais da raça Nelore. O ganhador da Prova foi o animal Kiliman SM Genetron de propriedade de Aloísio Lessa Coelho. Ele atingiu 512 quilos com uma média de ganho de peso por dia de 1,4 kg. Um dos objetivos da Prova de Ganho de Peso é selecionar animais superiores para o melhoramento genético. Os responsáveis pela condução da Prova foram os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte Antonio do Nascimento Rosa e Geraldo Ramos Figueiredo. Leia mais...

A solenidade de encerramento da 15ª Prova de Ganho de Peso aconteceu na sexta-feira (28/12), na sede da Embrapa Gado de Corte, uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao ministério da Agricultura Pecuária e abastecimento (MAPA), localizada em Campo Grande, MS. Houve apresentação de palestra da zootecnista Liliana Suguisawa, parceira do Geneplus/Embrapa que falou da utilização da ultra-sonografia e seleção para melhoria da carne e dos coordenadores técnicos da Prova. O evento foi marcado com a presença da chefia da Embrapa, de pesquisadores, representantes das entidades parceiras e da maioria dos proprietários dos animais participantes.

Os resultados finais da Prova foram apresentados pelo coordenador, pesquisador Antonio do Nascimento Rosa que destacou a importância do trabalho para seleção e qualidade de futuros reprodutores. “ A realização de Provas são importantes e dão oportunidade para os criadores e técnicos trocarem experiências e transferirem tecnologias”, ressaltou. O pesquisador disse que ficou surpreso com o índice de ganho de peso e qualidade dos animais desta edição, uma demonstração do potencial da raça Nelore. “ O Nelore de MS tem muito mais a mostrar, o que precisa é haver maior participação dos criadores nas Provas”, lembrou Antonio Rosa.

A Prova de Ganho de peso, que nesta edição teve como responsável pela avaliação o pesquisador Geraldo Ramos de Figueiredo, tem por finalidade identificar e premiar jovens reprodutores da raça Nelore com aptidão para o ganho de peso, promovendo a difusão genética dos campeões entre os criadores, participantes e outros selecionadores.

A 15ª Prova avançou na forma de avaliar os animais com uso do ultra-som, informaram os técnicos. Os animais foram submetidos a testes de acabamento de carcaça, ganho de peso, área de olho de lombo, marmoreio e maciez da carne.

Segundo declarações do presidente da Nelore, MS, Aluízio Lessa Coelho, o perfil técnico e tecnológico aplicado na Prova de Ganho de Peso com apoio da Embrapa, das suas empresas de tecnologia conveniadas, e da ABCZ estão apontando para novos rumos que a pecuária deverá tomar. “Já conseguimos nos sustentar na posição de maiores exportadores de carne do mundo, mas agora precisamos consolidar a imagem da qualidade, maciez e sabor da carne brasileira o que só conseguiremos com um intenso trabalho como este”, disse.

A Prova de Ganho de Peso teve início no mês de junho e durou 100 dias.Os animais da Prova deixam a Embrapa esta semana.

Na ocasião houve a assinatura de um protocolo de intenções entre a Embrapa e a Associação de Criadores Nelore para a realização de um projeto denominado "Estabelecimento de Bases para Manejo Sustentável de Forrageiras Tropicais e Desempenho de Animais Nelore sob Pastejo".

Eliana Cezar

Embrapa

www.cnpgc.embrapa.br / (67) 3368-2142

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025