Molécula usada como mucolítico pode combater doenças bacterianas em culturas agrícolas
Os produtores de laranja em SP e os de oliva, na Itália, enfrentam um problema comum: a bactéria Xylella fastidiosa, causadora de várias doenças em plantas
No próximo dia 18 de outubro, lideranças setoriais e técnicos participam da Reunião para apresentação de resultados e validação do novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Uva (ZARC Uva) para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). Clique aqui e confira a programação completa.
Segundo o coordenador do ZARC Uva, Marco Antônio Fonseca Conceição, pesquisador lotado na Estação Experimental de Viticultura Tropical (Jales) da Embrapa Uva e Vinho, as atualizações propostas para o ZARC Uva visam apresentar critérios técnicos que possam ser empregados nas diferentes regiões vitícolas brasileiras. “A metodologia utilizada leva em consideração as características do clima, do solo e da cultura e busca quantificar os riscos climáticos, como a geada e a seca, que podem ocasionar perdas na produção”, antecipou ele.
O ZARC é adotado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como um instrumento de política pública orientador do Proagro e Proagro Mais, destinado a médios e pequenos produtores, inclusive os vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A expectativa é que após a validação da proposição elaborada pela Embrapa, até o mês de dezembro o Mapa faça a publicação oficial em Portaria no Diário Oficial da União.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura